segunda-feira, 15 de março de 2010

Provas de fogo

A semana começa com três provas de fogo para o grupo político que comanda o Palácio Anchieta. A primeira acontece em Genebra, na Suíça, onde o sistema carcerário capixaba será alvo de críticas, em reunião da Organização das Nações Unidas (ONU). A segunda será na batalha pelos mais de R$ 440 milhões em royalties do petróleo que o Estado pode perder no Congresso Nacional. E a terceira é o anúncio do governador Paulo Hartung (PMDB), na próxima sexta-feira, que deverá deixar o governo para disputar o Senado.

Hoje os problemas carcerários do Espírito Santo serão debatidos na ONU. Paralelo a isso, nas escadarias do Palácio, haverá manifestações contra a gestão de Hartung na área prisioanal. Dois fatos que arranham a imagem bem avaliada de seu governo.

Em Brasília, o peemedebista terá que usar de toda sua influência e poder de articulação política para tentar reverter o modelo de partilha dos royalties aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada, para evitar os prejuízos que podem atingir os cofres públicos do Estado. Até agora, os políticos do Rio de Janeiro têm demonstrado maior empenho nessa luta.

Esses dois temas deverão estar bem contornados até o final da semana, quando Hartung deverá lançar um livro sobre sua gestão e anunciar que deixará o governo para se candidatar ao Senado. Caso contrário, não sairá tão bem quanto se imaginava, mesmo deixando dois mandatos que são considerados modelos de gestão pública para o Brasil.

Os fatos relacionados ao sistema carcerário capixaba noticiados pela mídia nacional nesta semana que passou, não são exclusividades do Espírito Santo, mas mostram que nem tudo nessa gestão é perfeito e que faltou um Legislativo mais independente para fiscalizar, cobrar soluções e agir. Dos 30 deputados estaduais, 29 se calaram enquanto tudo estava acontecendo. Agora tentam recuperar o tempo perdido, fazendo convocações de secretários. Mas como toda prestação de contas de membros do Executivo naquela Casa, nada muito profundo deverá ser cobrado.
  • Insônia. Eleitor atento envia e-mail dizendo que a deputada estadual Luzia Toledo, aliada de primeira hora do governo do Estado, não deve estar dormindo direito. Isso porque mora em sua casa e é seu sobrinho o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Bruno Alves de Souza, que levará a denúncia de maus tratos contra o governo à ONU.
  • Estranho no ninho. Chamou a atenção da militância petista a presença do presidente estadual do DEM e da Assembleia Legislativa, Elcio Alvares, na festa de 30 anos do PT. Afinal, os partidos são adversários a nível nacional. Quando o democrata foi anunciado, houve um princípio de vaia, mas ele já havia deixado o local.
  • Ficha Limpa. Acontece hoje, no auditório da OAB-ES, a partir das 16 horas, o debate sobre o projeto Ficha Limpa, organizado pela Transparência Capixaba Jovem, com a bancada federal capixaba. O presidente do TRE-ES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, já confirmou presença.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para
fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me no Twitter!

Um comentário:

  1. Os fatos relacionados ao sistema carcerário capixaba noticiados pela mídia nacional nesta semana que passou, não são exclusividades do Espírito Santo(...) Ou vocês são cegos ou, como a Tribuna fez, não querem enxergar. Continuam insistindo na questão da superlotação,assunto velho, pisado e que, de fato, não é novidade alguma. A novidade são as mortes, os esquartejamentos, o matadouro em que se transformou o sistema carcerário do ES. Isso muito bem exposto unicamente pelo Élio Gaspari.

    Mas a imprensa capixaba insiste em dar um foco antigo à questão, tipo isso é em todo o brasil, etc. Vamos ver o que vai chocar mesmo a comunidade internacional em Genebra?

    Consultem, por favor, seus respectivos oftamologistas...

    ResponderExcluir