segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tiro no pé

tiro-no-pe O Twitter será um ótimo aliado dos políticos, tanto nas eleições deste ano, como nas que virão. O microblog é sedutor para a classe por sua capacidade de propagação de ideias e também de mobilização. Mas o mais importante para o eleitor é a interação direta com o seu candidato. O problema é quando não se sabe fazer o uso correto da ferramenta. Aí o tiro sai pela culatra e acerta o próprio pé.

"Mídias sociais darão visibilidade a políticos em campanha. Cuidado. O sol derrete o sorvete. Por mais gostoso e colorido que ele possa parecer", escreveu a marqueteira Beth Rodrigues em seu Twitter na última sexta-feira. Ela está coberta de razão e já tem muito sorvete no Estado derretendo

O microblog do prefeito de Vila Velha e presidente estadual do PR, Neucimar Fraga, já é visto como um case no mercado político e de comunicação no Estado. Depois de várias gafes cometidas, ontem o republicano voltou a ganhar destaque na rede social ao fazer uma piada relacionando a derrota do Flamengo com as trágicas chuvas que mataram mais de 250 pessoas no estado fluminense.

Neucimar

As reações dos internautas foram imediatas. Confira algumas: "Esse é o prefeito da minha cidade #vergonha"; “Super bola fora, hein! #fail demais, senhor prefeito"; "Comentário mais sem graça"; "Fala sério! O Rio é aqui também, Vila Velha também sofre com alagamentos"; "Falta 100% de senso"; "Fala do Rio porque a cidade que ele administra está livre (!) de problemas com a água"; "Esse @neucimarfraga não dá uma dentro, né?"; "É o prefeito mais comédia do Brasil. Tem uma cidade que vive no caos e ainda se sente no direito de zuar os outros... ai ai"; "Roubaram a senha do Twitter do @neucimarfraga? Só pode!".

Depois de ver o circo pegando fogo, o prefeito postou o seguinte comentário: "Os flamenguistas estão sensíveis hojeeeeee.....". E um torcedor do time rebateu: "Sim, nos sensibilizamos com a dor de quem perdeu tudo, inclusive a vida." E Neucimar retrucou: "Quando Vila Velha alaga, aparece vários engraçadinhos e muitos fazem piadas e 'zooam' a vontade não é.......? (sic)."

Em seguida as críticas dos internautas se voltaram para os erros de português do republicano, que resolveu mudar de assunto. "Já que não gostaram de falar em alagamento, vamos falar em fogooooooo...", disse ele, fazendo alusão à vitória do Botafogo. Enfim, o estrago já estava feito e ainda serviu de palco para adversários do prefeito aproveitaram para criticarem sua gestão e quadros de seu partido.

Mas Neucimar não foi o único que deu exemplo de mau uso do Twitter ontem. O vice-presidente da Assembleia Legislativa e presidente estadual do PT, Givaldo Vieira, trocou farpas com o deputado federal Capitão Assumção (PSB) via microblog, para quem quisesse acompanhar. O primeiro é cotado para vice na chapa do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) na disputa pelo Palácio Anchieta, enquanto o segundo é do partido que conta com a pré-candidatura do senador Renato Casagrande ao mesmo posto.

Durante a tarde de ontem, ambos participavam da posse de Pedro Costa como novo presidente do PT de Ecoporanga (terra de Assumção), quando o socialista fez pronunciamento em favor da candidatura de Casagrande. O petista se sentiu atingido e o clima esquentou entre os dois, indo parar no Twitter.

Givaldo

Assumç¦o

Givaldo2

O primeiro erro está na campanha fora da hora permitida pela legislação. Mas isso não parece incomodar nenhuma sigla em nosso Estado, pois além da Justiça, o Ministério Público Eleitoral também parece ser cego em terras capixabas. Os dois casos apresentados aqui hoje nos dá um panorama de como o Twitter poderá ou não ser usado durante a campanha eleitoral.

No caso do Neucimar, podemos ver que os eleitores que não concordarem com um posicionamento ou com alguma promessa de campanha de seu candidato vão falar na hora e ainda poderão mobilizar outras pessoas em favor de seus argumentos. Já o embate entre o petista e o socialista mostra como poderá ser os debates virtuais durante a campanha, seja ele diretamente entre os que estão na disputa ou entre correligionários. A coisa vai esquentar.

  • Esquentou. Da deputada federal Sueli Vidigal (PDT) no Twitter, após ver o clima tenso entre os internautas: "Para descontrair um pouquinho, vou ver quem dança. Na dança dos famosos do Faustão, fazer o quê! O clima aqui tá tenso depois do jogo. Volto já."
  • Aniversário. O governador Paulo Hartung (PMDB) irá com sua mãe, Dona Lilia, na próxima quarta-feira, ao Convento da Penha para a missa das 8 horas. Ambos fazem aniversário no mesmo dia e vão pedir as bênçãos de Deus. Com toda confusão no grupo palaciano, ele está precisando mesmo.
  • Transparência I. O projeto "Mesa redonda com seu representante" da Transparência Capixaba Jovem reuniu 14 integrantes da ONG para uma conversa com o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) na última semana.
  • Transparência II. "Compartilhamos da posição institucional mesa-redonda-com-ricardo-ferraco-003da Transparência Capixaba de que o Portal da Transparência, de responsabilidade da Secont ainda não é digno de seu nome", dizem os membros da TC Jovem. Leia mais sobre encontro no blog da ONG.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

5 comentários:

  1. Fernando, assim como muitos outros jornalistas, você tem chamado a atenção para o uso das redes sociais pelos políticos, sempre mostrando bons e maus exemplos do uso das ferramentas. Eu mesmo já derrapei quando cobrei uma oposição séria da dep. Aparecida Denadai confundindo os episódios dos secretários da saúde e da segurança. Pedi desculpas pelo equívoco e fui respeitosa e carinhosamente acolhido pela deputada. O prefeito Neucimar tem se mostrado um trapalhão irremediável, insistindo no erro esquecendo o principal ensinamento de sua religião que é a humildade.

    Sobre a menção do encontro com Ferraço, a sensibilidade de sempre amigo, obrigado! É difícil manter a posição institucional de neutralidade, tentando não influenciar os jovens eleitores entre esse ou aquele candidato, mas esses encontros serão rigorosamente impessoais, tentando demonstrar a acessibilidade dos políticos e a importância da participação popular, mas sem deixar de cobrá-los um tratamento responsável aos interesses coletivos.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Fernando!
    Palavras são armas traiçoeiras.

    ResponderExcluir
  3. Lamentável essa má utilização do Twitter. Impressionante como usuários ruins cavam a própria cova diante de uma ótima ferramenta de comuicação. Bjocas Mendes, saudade sua colega!

    ResponderExcluir
  4. Nando!

    Se já tem político fazendo "M...." agora, imagina o que irão aprontar quando a propaganda eleitoral for autorizada. Vai virar programa humorístico...O CQC que se cuide. Uff!!!

    Continue denunciando.... assim, quem sabe eles não pensam em contratar um jornalista para comandar a rede??? Afinal, como nos dizia a ilustre mestra: Dulci Granja de Lima, do colégio Rui Barbosa, de Guarapari "Quem não tem competência que não se estabeleça"... E tenho dito.

    ResponderExcluir