quinta-feira, 29 de julho de 2010

68% dos eleitores capixabas estão indecisos, revela Ibope

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) apresentou ontem uma pesquisa de opinião sobre o cenário eleitoral capixaba realizada pelo Ibope, na qual 68% dos entrevistados disseram que não sabiam responder em qual candidato votariam para governador do Estado. Outros 16% disseram que votariam no senador Renato Casagrande (PSB) e 4% escolheriam o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).

Ainda para o mesmo questionamento (espontâneo), 3% disseram que votariam no governador Paulo Hartung (PMDB), mesmo ele não podendo concorrer. Já 1% gostaria de votar no vice-governador licenciado, Ricardo Ferraço (PMDB), e outro 1% deseja votar no prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT). Já 7% informaram que votariam em branco ou anularia o voto. Demais nomes somaram mais 1%.

Este tipo de pergunta, quando não são apresentados os nomes dos candidatos oficiais, mostra que o eleitor ainda não conhece seus candidatos, pois nem mesmo lembram-se deles. Esse cenário só deve mudar com a propaganda eleitoral na TV, que começa no próximo mês.

Apesar da aposta dos partidos na comunicação pela internet, a TV ainda é a principal fonte de informação dos eleitores brasileiros, indica pesquisa realizada pelo Datafolha. Dos entrevistados, 65% apontaram esta mídia como preferida para conhecer as propostas dos candidatos.

Os jornais aparecem em segundo lugar, com 12%, e a internet e o rádio empatados em terceiro, com 7%. Conversas com amigos e familiares são apontadas por 6%.

Mesmo quando os entrevistados apontaram três mídias, apenas 27% mencionaram a internet, que ficou em último lugar, atrás de conversas com amigos e familiares (32%), rádio (52%), jornais (54%) e TV (88%).

A pesquisa Ibope/Findes revelou ainda que, quando os nomes dos candidatos são apresentados, Casagrande tem 51% da preferência dos eleitores e 18% optaram por Luiz Paulo. Em seguida estão Dr. Gilberto (PRTB – 2%), Avelar (PCO – 1%) e Brice Bragato (Psol – 1%). Já 10% disseram que votariam em branco ou nulo e 17% se disseram indecisos.

Para obter esses resultados, o Ibope fez 812 entrevistas nas regiões da Grande Vitória (47%), Norte (16%), Noroeste (12%) e Central/Sul (26%). Confira abaixo como ficaram Casagrande e Luiz Paulo por região.

Já quando o assunto é rejeição, a candidata do Psol lidera com 19%, seguida por Luiz Paulo (16%), Dr. Gilberto (15%), Avelar (15%) e Casagrande (6%). Entre os entrevistados, 13% não rejeitam nenhum candidato e 31% não opinaram ou não souberam responder.

O intervalo de confiança da pesquisa Ibope/Findes é de 95% e a margem de erro estimada é de três pontos percentuais para mais o para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Ela foi registrada no TER-ES sob o número 10613/2010. Confiram agora o perfil dos entrevistados.


Nota Verde

Acontece hoje o primeiro processo de eleição do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Centro-Norte do Espírito Santo (CBH LCN – ES). A assembleia tem início às 9 horas, no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Serra. Os membros eleitos tomarão posse na ocasião da plenária.

A partir da eleição de seus representantes, o Comitê passará a decidir sobre assuntos que terão influência direta sobre a vida da sociedade daquela bacia, como a qualidade que se deseja para seus rios, definindo suas metas e programas, por meio de um Plano de Bacia.

Senado

A pesquisa Ibope/Findes também avaliou a disputa pelas duas vagas do Senado que serão disputadas este ano. Na sondagem espontânea, 71% dos eleitores responderam que não sabiam em quem votar ou não souberam responder. Outros 14% citaram o senador Magno Malta (PR), que foi seguido pelos candidatos Ferraço (9%), Rita Camata (PSDB – 7%), entre outros. Na sondagem estimulada, Malta lidera com 53%, Ferraço com 49% e Rita com 30%, seguidos pelos demais candidatos.

Política nas Redes Sociais

Alguns candidatos estão usando o Twitter para divulgar cada passo que dão durante a campanha, mas esquecem de interagir com os eleitores. Eles deveriam lembrar que seus seguidores também votam e querem respostas, principalmente sobre suas propostas.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário