terça-feira, 27 de julho de 2010

Vitória no topo das mortes por arma de fogo no Brasil

Um estudo técnico da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que Vitória é a terceira capital do Brasil com as maiores taxas de homicídios por armas de fogo, a partir da média de óbitos. O documento mostra Maceió, Recife e a cidade capixaba no topo, com taxas altíssimas. O Rio de Janeiro aparece em 9º lugar (34,9) e São Paulo aparece em 21º lugar (17,3). O fato mostra a importância de se conhecer melhor as propostas dos candidatos ao governo do Estado para a (in) segurança do Espírito Santo.

A CNM fez um ranking com dados de 2005 a 2007. Os de 2008 foram excluídos do cálculo, pois ainda trata-se de números preliminares. Nos bastidores da segurança no Estado, o assunto do momento é um debate que os policiais militares estavam querendo realizar com os candidatos. No entanto, parece que a alta cúpula da categoria vetou sua realização. Vale lembrar que eles seguem um regime diferente de nós civis, que temos mais liberdade. Mas assim como houve o levante de coronéis contra o livro “Espírito Santo”, é possível que o tema ainda vá gerar barulho.

Voltando ao estudo, a CNM fez o levantamento para uma análise sobre o panorama antes e depois da implantação da Lei do Desarmamento. Em 2007, por exemplo, dos 186 homicídios que ocorreram em Vitória, 162 (87,1%) aconteceram por uso de armas de fogo.

Como o Brasil é um país de proporções continentais que abriga diversas

microrregiões possuidoras de características políticas e socioeconômicas totalmente diversas, o estudo ressalta que, por meio da evolução das taxas de homicídios em geral nos 10 anos analisados, existem três tipos de comportamentos entre as capitais. Entre eles, Vitória faz parte dos que de alguma forma estão investindo no combate ao crime, pois as taxas vêm sofrendo uma redução progressiva a cada ano.

No entanto, quando se analisa a Região Metropolitana, esses tipos de homicídios estão aumentando a cada ano, com picos nos dados preliminares de 2008, quando foram registradas 1.117 mortes com armas de fogo na Grande Vitória.

A partir da média de óbitos de 2005, 2006 e 2007 de todos os municípios do país, foi calculada a taxa média segundo a população e criado o ranking das 50 cidades onde a prática de homicídios com o uso de armas está mais disseminada.

Neste caso, Serra aparece em quarto lugar no Brasil, com uma taxa média de 77,1, seguida de Vitória (69,1), Cariacica (66,8), Viana (62,9) e Linhares (62,1). Ou seja, um estado tão pequeno com cinco cidades no ranking nacional.

Em qualquer estado e em qualquer capital, o uso de armas aumenta a cada ano. Armas brancas vão sendo deixadas de lado e armas de fogo cada vez mais ganham espaço no mundo do crime, mostrando que comprar um revólver ilegalmente é quase tão fácil quanto comprar uma faca no supermercado.

O estudo da CNM mostra que sete a cada 10 homicídios são praticados com arma de fogo. Nas regiões metropolitanas chega a 8 em cada 10. Em algumas capitais, se aproxima ou ultrapassa 9 em cada 10, como é o caso de Maceió, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Vitória e Florianópolis.

Uma comparação das taxas médias (2005 a 2007) dos estados coloca Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rondônia no topo da lista, com as maiores taxas do país. Embora o Rio de Janeiro venha diminuindo suas taxas paulatinamente, ainda figura entre as mais expressivas.

Enfim, esse é um dos muitos dados que eu quero trazer para vocês até as eleições, para que exijam propostas concretas de seus candidatos e não caiam em propostas óbvias, como mais escolas, postos de saúde, casas populares e tudo mais que o povo quer ouvir, pois elas fazem parte do mínimo que nossos representantes devem fazer por nós. Agora precisamos de ideias novas, que irão mudar a triste realidade de um estado que não para de crescer.

Nota Verde

Treze cidades de Minas Gerais e Rio de Janeiro estão em estado de alerta em relação ao abastecimento de água para os próximos dias. No último domingo, um furo em um mineroduto causou o vazamento de minério de ferro no Rio São Sebastião, próximo à cidade de Espera Feliz, na Zona da Mata mineira.

A captação de água do rio foi interrompida, mas o abastecimento está sendo feito com segurança, pois há reserva na cidade. Técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente estiveram ontem na região.

Pânico na campanha

O deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) conseguiu uma forma criativa para entregar seus santinhos de candidato ao governo do Estado. É que um homem vai entregando os santinhos vestido de Fred Mercury Prateado, personagem do humorístico Pânico na TV. Na foto ao lado, o fulano e o candidato a Presidente José Serra (PSDB), em sua passagem pelo Estado, num clique de Marcelo Andrade.


Política nas Redes Sociais

A campanha ainda nem chegou à metade e os calotes já começaram. Tem um candidato que contratou os serviços de uma empresa para fazer sua campanha nas redes sociais e agora não quer pagar.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

2 comentários:

  1. essas armas deveria ser cadrastada e ser entre ao policiais pois estamas vendo que os bandidos estão fortemente armardo ate mesmo do que a policia

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Fernando, a foto do Serra com o prateado é minha...

    ResponderExcluir