quarta-feira, 21 de julho de 2010

Usando a Assembleia para fazer campanha

Na segunda-feira da semana passada, eu já tinha escrito sobre os servidores comissionados da Assembleia Legislativa do Espírito Santo que estavam sendo obrigados a fazerem campanha. Hoje trago para vocês mais dois casos. Sobre um servidor que adora fazer campanha (não precisa trabalhar) e sobre o uso do brasão do Poder Legislativo em material eleitoral.

Os dois envolvem o PSB e PSDB, partidos dos dois principais candidatos ao governo do Estado, senador Renato Casagrande e o deputado federa Luiz Paulo Vellozo Lucas, respectivamente.

O primeiro deles é referente ao presidente do PSDB de Vitória, Luiz Emanoel Zouain da Rocha, que ocupa cargo de confiança do deputado estadual e candidato a deputado federal Cesar Colnago (PSDB) na Assembleia.

Chequei ontem com duas fontes do Poder Legislativo, que me garantiram que o tucano está nomeado e não está de férias. Mesmo assim, pelo o que ele mesmo nos conta, passa até quatro dias em campanha pelo interior do Estado, enquanto deveria estar trabalhando no gabinete de Colnago. Vejamos:


O caso só fortalece a necessidade, que não agrada a maioria dos deputados estaduais, de igualar os 18 funcionários de seus gabinetes aos demais servidores daquele Poder e exigir que também usem o ponto biométrico. Pois se sabe que há casos muito mais graves do que esse.

Já o segundo caso diz respeito ao vice-presidente da Assembleia, deputado Rodrigo Chamoun (PSB). Sua assessoria enviou material de campanha com o brasão do Poder Legislativo, por e-mail, informando que ele e Casagrande lançaram suas candidaturas em Anchieta, no último sábado.

Consultei um advogado eleitoral que me explicou que “Constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de R$ 10.641,00 a R$ 21.282,00, o uso, na propaganda eleitoral, de símbolos, frases ou imagens, associadas ou semelhantes às empregadas por órgão de governo, empresa pública ou sociedade de economia mista.”

A justificativa apresentada pela assessoria do parlamentar foi que a culpa é de uma estagiária recém contratada. Ela teria se enganado ao copiar e colar o conteúdo em um e-mail que é usado para divulgação de assuntos relacionados ao mandato.

Um segundo e-mail com uma nota de retificação chegou depois que questionei o uso do brasão. No mesmo dia, outro e-mail havia chegado, também com o brasão da Assembleia, divulgando a realização de um festival de caldos, promovido por uma associação beneficiada com emendas de Chamoun.

É importante ressaltar que o e-mail utilizado para enviar a propaganda eleitoral do deputado, que vai tentar a reeleição este ano, não é da Assembleia. No entanto, no rodapé dos dois e-mails, os contatos disponibilizados eram telefones da Casa e também o e-mail público do gabinete.

Nota Verde

Com o objetivo de desenvolver na Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, uma mostra de vídeos ecológicos, será oferecida para os jovens da região uma oficina de iniciação em produção audiovisual. A capacitação é destinada aos jovens com idade entre 17 e 29 anos e as inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 31, na biblioteca da sede do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), localizado no município.

A oficina terá duração de um mês e meio e a previsão é que tenha início em agosto. Durante a capacitação, os jovens irão aprender noções sobre a produção de videoclipes, curtas e longas-metragens, filmes publicitários, entre outros, com o desenvolvimento de técnicas de filmagem e fotografia para produção audiovisual.

Em forma II

Atendendo a pedidos, republico hoje o clique do fotógrafo Marcelo Andrade, agora maior, do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) Frederico Guilherme Pimentel, que apareceu magrinho no aeroporto de Vitória no dia da última visita do presidente Lula ao Estado.


Aproveito para corrigir uma informação, a pedido de uma coleguinha da imprensa. Ela diz que o desembargador aposentado não negou ser quem era, os fotógrafos presente que ficaram na dúvida se era ele mesmo, devido ao seu novo estado físico, mais esbelto.

Marketing político

Vitória sediará o curso “Marketing Político Intensivo – Se preparando para vencer”, que acontece nos dias 2 e 3 de agosto, das 8h30h às 18h, no auditório do Crea-ES, em Bento Ferreira.

Organizado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento e Modernização (INDM), o treinamento é destinado a políticos, candidatos, assessores parlamentares, estudantes e profissionais responsáveis pelas campanhas.

Os interessados já podem fazer as inscrições pelo site www.indm.org.br. Alunos ou grupos fechados de universidades contarão com preço diferenciado. Mais informações pelo telefone 0800 604 6001 ou cursos@indm.org.br.


Compartilhando

Além de assinar os feeds do blog, agora você também pode compartilhar as postagens do Política e Poder em suas redes sociais. Abaixo do espaço destinado aos comentários dos leitores, a partir de hoje, há botões de compartilhamento com o Facebook, Twitter, Blogger e Google Buzz. É muito fácil, basta clicar.


Política nas Redes Sociais

Casagrande e Luiz Paulo já pousaram para fotos abraçados em dois eventos públicos depois do início da campanha eleitoral, demonstrando um clima de paz e harmonia. No entanto, as militâncias de ambos estão travando brigas cada vez mais pesadas nas redes sociais, em especial no Twitter.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

3 comentários:

  1. Não foi o desembargador que emagreceu. Ele só não coloca mais o dinheiro embaixo de sua beca, desde quando deixou de ser o Papa do TJ.

    ResponderExcluir
  2. Esses deputados precisam explicar essa maracutaia com dinheiro público.

    ResponderExcluir
  3. o que a corrupção faz com um homem que é pego com a boca na botija. Vai definhando aos poucos.

    E lamentável esse caso de campanha com dinheiro público. A justiça tem que agir com rigor. Parabéns pela denúncia.

    ResponderExcluir