segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Luiz Paulo, Casagrande e a batalha no Tribunal

Terminada a primeira semana de propaganda eleitoral na TV e no rádio, a campanha já foi parar no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), como era de se esperar. Candidatos a governador, o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e o senador Renato Casagrande (PSB) já se enfrentam na Corte. E o clima ainda vai esquentar mais a partir de hoje.

Depois que o socialista conseguiu na Justiça Eleitoral dois minutos do tempo que o tucano tem na rádio, como direito de resposta contra um trecho da propaganda de Luiz Paulo, que diz que Casagrande não fez nem uma “merrequinha” pelo Estado no Senado, fontes ligadas ao PSDB afirmam que hoje ainda deverão ajuizar uma ação contra a coligação do senador.

O teor da ação está sendo guardado a sete chaves. Prometem que é coisa quente. Em seu Twitter e em seu site, Luiz Paulo diz: “Aguardem as surpresas que virão por aí.”

Desde o início da campanha que o tucano tenta trazer Casagrande para um embate direto, o que não combina com as estratégias do senador, que prefere dar alfinetas subjetivas em Luiz Paulo, como a tentativa de passar a imagem de que o deputado não gosta de trabalhar.

Casagrande ainda conseguiu na Justiça fazer com que o tucano retirasse de sua página o trecho que uma notícia que supostamente o ligava ao esquema de corrupção desarticulado pela Operação Naufrágio, da Polícia Federal, no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES).

Ao reclamar do pedido de resposta de Casagrande, o tucano escreveu em seu site que a ação “traz para as eleições um perigoso jogo de interesses e poder (...), do qual Luiz Paulo foi vítima nas eleições de 2004, quando um desembargador acusado de participar de participar da Operação Naufrágio, à época juiz, impediu Luiz Paulo de aparecer nos programas eleitorais.”

Essa parte da notícia, que tem no título “Mostra o que fez, senador!”, já foi retirada da página do tucano na internet. Contra essa decisão os tucanos não deverão recorrer, diferente da que concedeu o direito de resposta para Casagrande.

Quem mais perde com essa tradicional maneira de fazer política no Brasil, mais uma vez, é o eleitor, que perde mais chances de conhecer as propostas de seus futuros representantes.

Nota Verde

Em tempos que as mudanças climáticas estão nas pautas de discussões em todo o planeta, propostas para o meio ambiente não poderiam faltar nas plataformas dos candidatos nas eleições deste ano. E elas são as mais diversas possíveis.

No entanto, é contraditório as ações de campanha nada ecologicamente corretas deles, como carreatas e o uso de material de campanha em papéis não reciclados. Sem falar no número de folhetos que são espalhados pelas ruas e bueiros.

Explicação

Depois de ser motivo de comentários no mercado político e de ser questionado no Twitter, o delegado da Polícia Federal e ex-secretário de Estado da Segurança Pública Rodney Miranda (DEM) explicou porque ele aparece em sua propaganda eleitoral de colete à prova de balas.

Segundo o candidato a deputado estadual, sua equipe fez uma pesquisa junto ao eleitorado que apontou que a pessoas o reconheciam mais com o acessório de proteção do que sem.

Política nas Redes Sociais

Quem não consegue assistir a propaganda eleitoral por estar o trabalho ou por algum outro motivo, basta acessar o YouTube, pois os programas da maioria dos candidatos estão disponíveis no site. Nas páginas de alguns candidatos também é possível encontrar os vídeos.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário