segunda-feira, 14 de setembro de 2009

As pesquisas ocultas

Ninguém as divulga, mas elas já estão em vários municípios do interior, de Norte a Sul do Espírito Santo, e já são conhecidas por muitas lideranças políticas. São as pesquisas de opinião a respeito dos nomes colocados para comandar o Palácio Anchieta.

As incertezas em torno de quem será o nome apoiado pelo governador Paulo Hartung (PMDB), que até agora tenta fortalecer seu vice Ricardo Ferraço (PMDB), estimulam prefeitos e deputados a ouvirem a opinião do eleitorado. Medida mais que acertada.

Enquanto isso, Ricardo prossegue fechando acordos de cúpula e seu principal adversário, o senador Renato Casagrande (PSB), vai por baixo, mais infiltrado nas camadas carentes. Os socialistas encontram dificuldade em aproximar outros partidos, que estão, em sua maioria, na base aliada do governo. Assim como eles, na pasta da Ciência e Tecnologia, comandada pelo deputado estadual licenciado Paulo Foletto (PSB).

Desde março, ouço conversas sobre as pesquisas que estavam sendo feitas. O prefeito de Vitória, João Coser (PT), estava sempre liderando, seguido de Casagrande, Ricardo e do deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).

Após as declarações de Coser de apoio a Ricardo, o senador disparou. Hoje, Casagrande tem aparecido com cerca de 20 pontos na frente do peemedebista. Mais uma prova de que a transferência de votos não funciona. Não preciso lembrar das derrotas do governo nas eleições municipais do ano passado, onde seus candidatos perderam em Guarapari, Colatina e Linhares, por exemplo.

Sinal de que o movimento do vice não está surtindo muitos resultados. Vale lembrar da coluna “As aparências enganam”, da semana passada, quando falei dos prefeitos do Norte, no lançamento do nome de Ricardo em Barra de São Francisco.

Dias depois, Casagrande também promoveu evento na cidade (foto). O de Ricardo, como disse Coser, era para lideranças. O senador debateu questões sobre educação diretamente com a população, conseguindo mais que o dobro de público. Ao seu lado estavam grandes lideranças como os mesmos prefeitos, a deputada federal Iriny Lopes (PT) e ainda o presidente regional do PMDB, deputado federal Lelo Coimbra.

Lelo, ao que parece, não tem participado muito desse projeto de Ricardo, que apesar das repetidas declarações de apoio de toda sorte, não parece estar contagiando aqueles que podem colocá-lo no comando do Executivo: os eleitores.

E na permanente busca de qual será o melhor caminho, ou seja, aquele que trará mais votos, as lideranças do interior do Estado prosseguem com suas avaliações e pesquisas, mas ainda divididos. Ricardo ou Casagrande? Essa é a principal dúvida.

Luiz Paulo não tem sido lembrado. E ainda há aqueles que juram que, se Ricardo não se viabilizar, o nome que Hartung apoiará será mesmo Coser. Isso mesmo: ele recuaria e assumiria novamente a condição de candidato.

E até o ano que vem, quando todo este debate deveria estar acontecendo, as incertezas reinarão. E seguem divididas as lideranças, o PT, o PSB, o PSDB e o eleitorado.


  • Prazo. Termina nesta terça-feira o prazo para que a deputada estadual Janete de Sá (PMN) entre com o recurso contra a decretação da perda de seu mandato pela Segunda Vara dos Feitos da Fazenda Pública Estadual de Vitória.
  • Presença. O senador goiano Demóstenes Torres (DEM) me mandou uma mensagem pelo Twitter (@demostenes_go) avisando que estará em Vitória na próxima sexta-feira, para participar de um evento do Ministério Público. Ele já foi promotor.
  • Apoio. Nos bastidores, a informação é que o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) tentará tirar uma declaração de apoio do democrata ao seu nome para o governo em 2010, contrariando a Executiva estadual do DEM.
  • Sucesso. A entrevista com o presidente nacional do PTB, o deputado federal cassado Roberto Jefferson, fez sucesso. O número de acessos foi surpreendente e o debate por meio dos comentários não param de crescer. Deixe sua opinião também, vamos contribuir com o debate.

Sugestões, críticas, fotos e informações podem ser enviadas para fernandomendes.fm@gmail.com

2 comentários:

  1. Muito legal, Fernando! Adorei o blog. Ele é a tecla sap para acompanhar/entender as entrelinhas da política. Não precisava de ficar nas entrelinhas, né?, podia ser tudo às claras. Bem, boa sorte!
    Bjus
    Dany Campos

    ResponderExcluir
  2. PT preocupado com Dilma que não alavanca e PH preocupado com Ricardo que nem por reza sai do 3 lugar rss... vejo mudança de apoio ano que vem hehehe

    ResponderExcluir