sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Hartung, o maquinista

O bombástico presidente nacional do PTB, o deputado federal cassado Roberto Jefferson, chega a Vitória na próxima segunda-feira para filiar o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho e seu pai, o ex-governador Max Mauro, em seu partido. Ele me concedeu uma entrevista exclusiva e falou de sua visão a respeito do cenário político capixaba para as eleições de 2010.

Jefferson disse que o partido apoiará a pré-candidatura do deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) porque o “trem” do governador Paulo Hartung (PMDB) já está muito cheio. Confira e opine!

Fernando Mendes – Na última vez que o senhor esteve aqui, o senhor defendeu que o partido caminhasse com o pré-candidato ao governo do Estado e deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) em 2010. Mantém a mesma orientação?

Roberto Jefferson – Estamos reconstruindo o partido no Estado e o melhor caminho para nós é o Luiz Paulo. Eu penso que nesse trem do governador já tem muita gente. E toda unanimidade é burra, como já dizia Nelson Rodrigues. Não é possível que o Espírito Santo inteiro seja Paulo Hartung. Isso não existe e nem o presidente Lula (PT) consegue isso. Não é o Hartung que vai conseguir isso.

Como está tão lotado esse trem dele, só quero os votos que não são do grupo dele. Não quero oposição. Quero trabalhar com o PTB um caminho de pedir os votos que não são os votos do grupo do governador, que é muito grande. Vai sobrar voto para a turma que não é dele.

Fernando Mendes – Então, o senhor acredita que há espaço para outras candidaturas e não uma única?

Roberto Jefferson – É claro. Vamos por outro caminho e a performance do PTB vai ser muito melhor. Muito melhor! Não tenho nada contra o Paulo Hartung. Tenho até muita simpatia por ele. Penso que ele tem sido um bom governador. Mas tem de ter um caminho novo. Não pode ser essa coisa tipo Venezuela: ou está comigo ou está contra mim. É um negócio pesado. Não tenho nada contra e queremos caminhar sem ele. Um caminho novo, independente. O Luiz Paulo está bom, é um caminho bom.

Fernando Mendes – Como tem sido as conversas com a presidente regional do partido, Marília Belotti?

Roberto Jefferson – Tenho dado a orientação para a Marília que não dá (para seguir com o grupo de Hartung). É muita gente. Vamos só nós mesmo. Não estou querendo coligar para chapa proporcional, porque ela está montando uma boa relação de nomes. Vamos disputar nós mesmos para estadual e federal, sem coligar com ninguém.

Fernando Mendes – Quer dizer que o PTB vai sozinho para a disputa pelas cadeiras da Assembleia Legislativa e da a Câmara dos Deputados?

Roberto Jefferson – É. Vamos fazer dois ou três deputados estaduais, no máximo, e um federal. Acredito que dá para ir sozinho, pois temos bons nomes. Na hora que tivermos esta posição clara e as pessoas tiverem segurança que o PTB não vai com o governador Paulo Hartung, quem é oposição vai disputar a eleição pelo PTB.

Fernando Mendes – No plano nacional o partido vai caminhar com quem?

Roberto Jefferson – Com o Lula nós não vamos. Com o PT não vamos. Vamos aguardar porque eu não sei se o candidato do PSDB é o governador José Serra (SP) ou o governador Aécio Neves (MG). Com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), você pode ter certeza que nós não vamos.

Fernando Mendes – Como o senhor avalia a entrada do ex-prefeito de Vila Velha Max Filho e de seu pai, o ex-governador Max Mauro, no PTB para as eleições de 2010?

Roberto Jefferson – Vejo com muita satisfação. Eles já foram meus companheiros de partido e fico muito feliz com o regresso deles ao PTB. Vou pedir aos Max que façam um discurso moderado para não acirrar ânimos. Esse não é o meu negócio. Não quero ódio. Sem fazer uma campanha violenta.

Fernando Mendes – A saída dos quatro deputados estaduais (Marcelo Santos, Rafael Favatto, Eustáquio de Freitas e Luzia Toledo) do partido atrapalha em algo nesse processo?

Roberto Jefferson – É muito melhor para nós, pois eles já têm a trajetória deles. Vêm de um vínculo muito forte com o governador. É melhor para eles e é melhor para nós. Vamos ficar com a chapa limpa e poderemos fazer dois ou três deputados estaduais, ligados a nós.

Desse grupo que sai, não tem nenhum ligado a nós. Era todo mundo ligado a aquele Marcus Vicente (secretário de Estado do Turismo). Fico feliz e quero que eles sejam felizes em seus destinos. Nós, do PTB, vamos caminhar no nosso caminho. Essa orientação eu já venho dando há muito tempo. Não temos de pedir a cassação de ninguém. Quem quiser sair, pode sair.


  • Nomes. O PTB deverá apostar no ex-governador Max Mauro (Grande Vitória) e no ex-prefeito de Linhares José Carlos Elias (Norte), além de um outro nome que deverá vir do Sul para a disputa estadual.
  • Brasília. Já para a cadeira que o partido pretende ocupar na Câmara dos Deputados o PTB lançará o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho.
  • Caparaó. O partido bem que gostaria de ver a ex-deputada Fátima Couzi de volta à disputa, mas ela não quer saber disso, por enquanto. Mas não quer dizer que está afastada das negociações políticas, principalmente em Guaçuí.
  • Grato. Quero agradecer a todos que têm acessado a coluna aqui no blog e divulgado seu endereço por aí. Tenho recebido muitos elogios e os acessos não param de crescer. No último dia 9, o aumento no número de visitas foi de 300%. Valeu!
Sugestões, críticas, fotos e informações podem ser enviadas para fernandomendes.fm@gmail.com

6 comentários:

  1. Será que o trenzinho do Hartung vai descarrilhar? Acho difícil, quase impossível, mas torço para que ele e o Ferraço se percam na brita.

    ResponderExcluir
  2. Impossivel nao é nao Rafael... e quando descarrilhar, vai ser feio!

    ResponderExcluir
  3. ALGUÉM JÁ VIU MAQUINISTA SE FERRAR EM ACIDENTE DE TREM? SÓ PASSAGEIRO...

    ResponderExcluir
  4. O passageiro nesse caso seria o Ferraço...

    ResponderExcluir
  5. tem mais gente que vai pro beleléu junto com ele...O Coser, o Lelo, Vidigal,

    ResponderExcluir
  6. caro fernando, parabenizo seu blog pela forma independente pela qual está analisando os movimentos eleitorais do ES, ao contrário de uma coluna eletrônica intitulada "Bastidores" que de bastidor não tem nada pois faz campanha descarada em favor do candidato Ferraço, a mando do Fernando Machado, diretor da Rede Vitória, empresa vinculada ao esquema do bispo Edir Macedo. So essa ligação explica tudo.

    Mas, você não achou estranho que ninguém do governo tenha saído em defesa do governo em relação as críticas categóricas do senador Casagrande? Nem o vice candidato, nem o Serginho Suspensório, nem os secretários das áreas criticadas, ninguém. Quem cala consente. Coitado do governador. Foi apunhalado na ausência do governo e não teve nenhum um puxa-saco, mesmo aqueles deputadozinhos de merda, pra reagir.Ah! Justiça seja feita: o lelo coimbra contestou alguma coisa cobrando o cargo ocupado pelo Paulo Foleto no secretariado. Gostaria de uma análise sobre o assunto...
    abs,

    ResponderExcluir