quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dois turnos no PT


No próximo domingo a militância petista vai às urnas eleger seus novos presidentes no Processo de Eleições Diretas (PED). Na disputa pela Executiva estadual, tudo indica que haverá segundo turno.

Com quatro candidatos na disputa, a correria nestes últimos dias é intensa atrás de votos. Um dos grandes desafios das correntes é o deslocamento dos filiados até os locais de votação. Muitos são moradores de bairros distantes e deixam de participar das eleições.

Disputam o comando do PT no Estado Givaldo Vieira, pela Alternativa Socialista (AS); José Otávio Baioco, pela Articulação de Esquerda (AE); e Tarciso Vargas e Perly Cipriano, pela corrente “Construindo um Novo Brasil” (CNB).

A AS está fazendo uma mobilização entre os militantes para que disponibilizem seus carros para transportarem os eleitores. “Caso haja disponibilidade, coloque seu veículo a disposição para o dia da eleição. Em Vitória estamos montando uma estrutura mínima para isso e alguns companheiros estão colocando o seu veículo à disposição a fim de ajudar no transporte dos eleitores de bairros distantes”, diz um trecho de um informativo enviado pelo presidente da Executiva da corrente, Eraldo Cavicchini Matos.

Entre os quatro, Givaldo e Tarciso têm mais afinidades, como Perly e Baioco têm características e posições em comum. Em jogo está a direção do partido em um dos processos eleitorais mais importantes de sua história, que será uma eleição presidencial sem que o presidente Lula figure como candidato, em 2010.

Todos defendem o nome da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), para a sucessão de Lula, mas aqui no Estado eles se dividem entre o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) e o senador Renato Casagrande (PSB). Como tudo na política é imprevisível e muda como as nuvens no céu, como diria Tancredo Neves, agora é ficar de olho nas últimas movimentações. Pois se tratando do PT, fala-se em uma metamorfose ambulante, conforme classificação do próprio presidente Lula.


  • Greve. Os servidores federais do Judiciário e do Ministério Público no Espírito Santo realizam assembleia geral hoje para decidirem a greve nacional iniciada ontem em diversos estados do País por tempo indeterminado.
  • Mediador. No debate que aconteceu em Vila Velha, entre os candidatos à presidência da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), quem lia as perguntas para os candidatos era o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho (PTB).
  • Promoção. E por falar em Max, circula nos bastidores a informação de que o petebista foi promovido de cargo no Tribunal Regional do Trabalho, onde trabalha atualmente.

Para fazer parte do mailing do blog e recebê-lo em seu e-mail, mande uma mensagem para fernandomendes.fm@gmail.com

Siga-me no Twitter!

Um comentário:

  1. Tomara que a corrente interna do PT,ligada ao Prefeito João Coser leve a melhor nestas eleições. Principalmente,agora que Coser deu um chega prá lá nos vereadores que queria engordar o seu salários às custas do dinheiro público... Dá lhe, Coser... É assim, que se faz... Os parlamentares municipais já recebem um gordo salário no final do mês, se levarmos em conta que o salário mínimo não passou dos 500 mensais....

    ResponderExcluir