quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Sexta-feira 13 na Assembleia

O clima entre os servidores e a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa não está nada bom. E mais nuvens negras prometem pairar sobre o Palácio Domingos Martins nesta sexta-feira, 13 de novembro. Raios e trovoada são esperados a partir das 14h30, quando o comando irá se reunir com uma comissão de funcionários efetivos.

A principal reivindicação dos trabalhadores é o reajuste salarial de 11,98%, já concedido aos servidores públicos de todos os demais poderes, relativo à conversão de cruzeiros reais em URVs. Na noite de ontem, o Sindicato dos Servidores da Assembléia Legislativa e do Tribunal de Contas do Espírito Santo (Sindilegis) conseguiu munição pesada para cobrar a Mesa.

Mais uma vez o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski negou os recursos apresentados pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), favorável aos servidores. “É inadmissível o recurso”, sacramentou o magistrado. E finalizou: “Com a negativa de seguimento do recurso, tornaram-se definitivos os fundamentos infraconstitucionais que amparam o acórdão recorrido.”

Mas nem tudo são flores. Como a decisão é monocrática, a PGE pode recorrer ainda ao Pleno do STF. Mas o presidente do Sindilegis, Leandro Machado (foto), se mostra esperançoso. “Não somos piores e nem melhores. Chegou o momento da justiça. E chega de sermos humilhados”, desabafou.

No entanto, os servidores têm ainda uma lista enorme de reclamações a serem apresentadas ao presidente da Casa, deputado Elcio Alvares (DEM). A categoria tem reclamado há algum tempo sobre as condições de trabalho. Com as obras de instalação do novo sistema de cabeamento, então, a situação se agravou.

“Vidraças imundas, pisos sujos, paredes sujas. Os buracos feitos no gesso do teto para o novo cabeamento de informática devem ficar assim até Deus sabe quando. Chegaram os novos computadores, mas somos obrigados a conviver com os velhos. Dezenas de setores estão com as máquinas infectadas por vírus. Isso mesmo, na Assembleia não tem sistema antivírus. Está osso trabalhar. E fica tudo por isso mesmo”, relata uma chefia da Casa.

Tudo indica que nenhum acordo será feito na reunião, mas apenas promessas, como o ponto digital, que não foi instalado até hoje por causa da importação de um equipamento que nunca chega. Será que existe apenas um fornecedor em todo o planeta?

  • Sumiu. No encontro do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) com os presidentes das escolas de samba capixaba na manhã de ontem, uma jornalista deixou o celular onde estava sentada para fazer uma entrevista e quando voltou o aparelho havia sumido.
  • Apareceu. Depois de reclamar, a assessoria do governo logo investigou o caso e achou o aparelho, já no final da tarde. Ainda pela manhã, quem ligava para o número, o encontrava desligado.
  • Musa. Comentário de um leitor do blog direto do Congresso, em Brasília, sobre o caso dos deputados que registram presença e não ficam na sessão e o início dos trabalhos hoje em plenário. “Rita Camata, até agora, não deu o ar de sua graça, literalmente. Aliás, depois que ela fez preenchimento labial está uma coisa...”
  • Comentário. Em seguida, outro leitor dispara também direto da capital brasileira: “É... só se fala nisso no salão do Nahor.”

Para fazer parte do mailing do blog e recebê-lo em seu e-mail, mande uma mensagem para fernandomendes.fm@gmail.com

Siga-me no Twitter!

5 comentários:

  1. sobre a nota "Sumiu" deve ser apenas um avant-premiere do que pode vir por aí.

    Nao é só Rita que sumiu. Dilma também. E seus cabos eleitorais no ES, Coser e Ferracim,perderam a língua

    ResponderExcluir
  2. todo cuidado com essa fonte chamada Leandro Machado,o Lelê, Fernando. Se voce checar na Receita Federal e MPES vai encontrar cheques da Assembleia Legislativa nominais a ele da chamada Era Gratz.

    ResponderExcluir
  3. Só para esclarecer, a fonte da informação é o STF e não o sindicato. Os andamentos processuais estão disponíveis para qualquer cidadão acessar.

    ResponderExcluir
  4. Não é só celular de jornalistas que some.....tem muitas outras virando poeira no ar....

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei o que é pior. O roto ou o farrapo.
    Que a Assembléia vive no fundo do poço, isso não é novidade para ninguém, deveriam começar a noticiar quando surgirem mudanças significativas por lá e não estou falando de factóides criados por fanfarrões fazendo cena para mídia e esperando os menos politizados acreditarem naquilo que é noticiado pelos grandes jornais.

    Não é só antivírus que falta por lá, falta tudo!
    Quem tem ou teve o desprazer de passar por lá verifica isso claramente.

    Primeiramente tente ir a biblioteca, cuidado para não morrer sufocado no meio de tanto pó e mofo, ah e tente estudar algo naquele lugar, verá que é impossível pois servidoras em menopausa insistem em falaram HORRORES nas maiores alturas possíveis demonstrando claramente a indisponibilidade de serviço naquele setor.

    Tente ligar para lá, obviamente disque para o número geral que consta no site da Assembléia, você será atendido (ou não) por uma telefonista, repare na simpatia delas, a desenvoltura de apertar flash + ramal é fora do comum, seja paciente por vezes demora mais do que atendimento de call center, tem ainda o som ambiente no qual você ouve a telefonista 'qual o ramal mesmo daquele deputado? Qual? ‘Aqueeeeeeeeele gordinho'

    Tente agora pegar um elevador em plena segunda-feira! Como diz o Galvão haja coração e tempo, por via das dúvidas vá de escada que você chega mais rápido e economiza no stress.

    Quer ver ficar melhor? Tente encontrar alguma informação em algum setor, mas tem que ser uma dúvida mediana, verá que dificilmente alguém saberá responder, você vai ouvir um 'temos que verificar com beltrano que trabalha no período da tarde' SIM. É um serviço sistematizado, João recebe o papel, Maria pega o papel da mão de João que leva até o Pedro que irá ler e passará a Paulo que irá bater o carimbo e entregará a Iolanda que colocará a data do recebimento do documento e por fim será deixado na mesa de Julio, o Chefe para assinatura. Uma burocracia de dá dó.

    Pensa que acabou? Se aventure ter que utilizar banheiros sujos, sem produtos básicos de higiene pessoal e verá que a Casa do Povo está tão ou mais 'fudida' do que o povo. Prazeres da nova gestão.

    CPD. Tenha um problema no computador e espere pacientemente a chegada de um rapazinho que nada conseguirá resolver. Pelo menos hoje em dia atendem ao telefone, antes nem isso se davam ao trabalho. Sinal de que as coisas estão melhorando? Mas isso (a melhora) é anterior a atual gestão.

    Ahhhhhh o Plenário, como é difícil ver algo daquelas galerias com aquela barra de metal na altura de nossa visão, só mesmo sendo nanico ou gigante para vislumbrar algo que esteja acontecendo por lá...

    Mas nem tudo são espinhos, existem pessoas maravilhosas naquele lugar, servidores (as) com extrema simpatia e respeito a aqueles que por lá andam, maravilha seria se fossem todos assim.

    A minha casa não é boa, padece de uma boa reforma, mas me faltam recursos, contudo, vejo a nossa casa, a Casa do Povo, com tanto recursos jogada as traças e me pergunto sou só eu que vejo?

    ResponderExcluir