terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Estratégias contra a boa avaliação

4140899677_361a7580e0Caso o PSDB e PSB tenham candidaturas ao governo do Estado em 2010, terão que ser muito criativos na hora dos debates e discursos, sem poder criticar a boa avaliação que o atual governo tem perante os capixabas.

Isso porque parecer adversário da gestão de Paulo Hartung (PMDB), pode ser prejudicial para as campanhas tucanas e socialistas. Semelhante ao presidente Lula, a nível nacional, o peemedebista exerce uma liderança nunca antes vista na história política capixaba.

Aparecer como contrário ao governador, seria mais ou menos ser contra tudo o que ele fez no Estado, o que segundo pesquisas de opinião, é do agrado da população. Os programas do governo também intimidam qualquer discurso mais afiado contra a atual gestão, pois a sociedade entende como um rompimento dos benefícios que vêm recebendo.

O único problema que a atual gestão parece não conseguir resolver é a segurança pública. O Espírito Santo continua liderando diversos rankings nacionais pelos seus índices de ricardo-ferracoviolência, além do precário sistema carcerário, que mesmo com pesados investimentos, ainda deixa a desejar. Em busca de fazer seu sucessor, Hartung deixou o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) no comando do pacote de R$ 1 bilhão em investimentos em 2009.

Na tarde de hoje, Ferraço irá anunciar mais R$ 1 bilhão de investimentos para 2010, ano que vai disputar o governo. A seu favor há ainda a máquina pública, que estará em suas mãos durante o pleito.

PSDB e PSB fizeram seus seminários este ano e percorreram todo o Estado para construir suas propostas de plano de governo a serem apresentadas aos eleitores no próximo ano. As grandes questões são: como apresentar algo melhor, sem ser ilusório, como o metrô de superfície? Como convencer o eleitor sem criticar a atual gestão? E quanto mais tarde socialistas e tucanos colocarem seus blocos nas ruas, melhor será para o governo.

 

  • Tudo igual. Depois de usar incansavelmente o me nsalão petista contra seus adversários, DEM, PSDB e PPS vão ter que aguentar as mesmas investidas em 2010.
  • Credibilidade. Do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), em seu Twitter: “Esse episódio do governador José Roberto Arruda (DEM-DF) requer punição exemplar e rápida, pois seu impacto para a atividade política e avassalador.”
  • Sem resposta I. Ainda no Twitter, o jornalista Douglas Dantas reclama da falta de informação sobre a construção da nova sede da Prefeitura de Vila Velha. Mandou recado para o prefeito Neucimar Fraga (PR), que nunca responde as questões em seu microblog.
  • Sem resposta II. De acordo com Dantas, não há placas com valores, prazos e empreiteira responsável pela obra. Ele ainda quer saber se houve licitação.

Para fazer parte do mailing do blog e recebê-lo em seu e-mail, mande uma mensagem para fernandomendes.fm@gmail.com

Siga-me no Twitter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário