segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Os suplentes de Hartung

Circula nos corredores do Palácio Anchieta alguns possíveis nomes cotados para serem suplentes na chapa do governador Paulo Hartung (PMDB) na disputa por uma vaga no Senado em 2010.

O mais forte até agora é o do secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato (foto). Ele, que nunca disputou um cargo eletivo, é de extrema confiança de Hartung e transita bem nos bastidores políticos e empresariais.

Outro nome que começa a dispontar, é o do deputado federal Camilo Cola (PMDB). Como já é do conhecimento de todos, o empresário e parlamentar mais rico da Câmara dos Deputados tem um sonho antigo de ser senador.

Com os boatos de que Hartung pode assumir algum ministério no governo federal, caso seja eleito para o Senado, o caminho para que Camilo realizasse seu sonho estaria perto. Caso precisasse deixar a Casa, Bragato ficaria no lugar dele.


No entanto, há outro ponto a se resolver nessa equação. Onde encaixar o senador Gerson Camata (PMDB)? Seu mandato termina no ano que vem e os dois nomes que o Palácio deverá apoiar é o de Hartung e o do senador Magno Malta (PR).


Para complicar ainda mais essa conta, que está difícil de fechar, a esposa do peemedebista e depudata federal Rita Camata (PSDB) também deverá disputar uma vaga no Senado em 2010. Em qual solução vocês apostariam para resolver esses problemas?



  • Diferença I. Para o presidente estadual do DEM e presidente da Assembleia Legislativa, Elcio Alvares, há diferenças entre o mensalão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), e o do PT.
  • Diferença II. Segundo Elcio, o partido não exitará em expulsar Arruda da sigla, diferente do que aconteceu com os petistas, quando descobertos. Mesmo assim a oposição vai ouvir muito da base governista.
  • Amigos. Além de colega de partido, Elcio é amigo pessoal de Arruda e também foi colega de plenário do governador no Senado.

Para fazer parte do mailing do blog e recebê-lo em seu e-mail, mande uma mensagem para fernandomendes.fm@gmail.com

Siga-me no Twitter!


3 comentários:

  1. "Amigos. Além de colega de partido, Elcio é amigo pessoal de Arruda e também foi colega de plenário do governador no Senado."

    Huuuuumm, sei não. Já tão falando em Brasília (Boris Casoy) que tem demista de outros estados envolvidos no esquemão panetônico.

    ResponderExcluir
  2. Fernando, soube que você fala com o presidente da Assembleia todos (ou quase) os dias. Aproveite e pergunte a ele de quem é e qual foi a empresa que fez novo site do Poder Legislativo?

    E, como se diz muito zeloso com as verbas públicas, será que ele sabe dizer quantos "panetones" custaram o tal novo site?

    ResponderExcluir
  3. Fernando,

    Seu post na verdade me traz outro tipo de reflexão: o sistema eleitoral precisa mudar para acabar com essa promiscuidade. É fato que o "imperador" Hartung é bem articulado e é muito provável que seja indicado para algum ministério. Então, em caso de candidatura ao senado seu suplente seria eleito sem levar nenhum voto sequer! Esse tipo de manobra é desanimador, assim como o nosso bizarro sistema proporcional que elege aberrações como Jardel dos Idosos e outros tantos patifes que mancham a democracia brasileira.

    ResponderExcluir