sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O poder do rádio e da internet

elei_es_na_internet Um estudo realizado pelo Instituto Vox Populi, encomendado pela Máquina da Notícia, aponta que o rádio e a internet são as mídias que despertam mais credibilidade entre os brasileiros.

Em uma escala de 1 a 10, o rádio conquistou a maior nota (8,21), quase empatando com a internet (8,20), seguidos pela TV (8,12), jornal (7,99), revista (7,79) e redes sociais (7,74).

Esses números devem ser levados em consideração principalmente pelos diversos políticos capixabas que comandam rádios pelo interior do Espírio Santo.

A pesquisa mostrou que as mídias apontadas pela credibilidade não são necessariamente as mais acessadas, já que a TV é vista pela maioria dos respondentes (99,3%), seguida por rádio (83,5%), jornal impresso (69,4%), internet - sites de notícias e blogs de jornalistas - (52,8%), revista impressa (51,1%), redes sociais - Twitter, Orkut, Facebook, etc - (42,7%), a versão online dos jornais impressos (37,4%) e a versão online das revistas impressas (22,8%).

O economista e coordenador da pesquisa, Luis Contreras, consultor do Grupo Máquina, destaca o avanço das redes sociais, que se aproximam do índice de credibilidade das demais fontes de informação.

Eleicao2010“Entre os usuários dessa nova mídia, 40% consideram-na como de credibilidade muito alta. Isso nos mostra claramente que não podemos ignorar o poder das redes sociais na formação de opinião”, enfatiza.

Entre os principais meios de informação, a TV continua na liderança (55,9%), seguida pela internet - sites de notícias/blogs jornalísticos - (20,4%), jornal impresso (10,5), rádio (7,8%), internet - redes sociais - 2,7%, jornal online (1,8%), revista impressa (0,8%) e revista online (0,1%). O estudo entrevistou 2.500 pessoas maiores de 16 anos.

Constantemente os pré-candidatos aos diversos cargos que estarão em disputa nas eleições de 2010 aderem ao Twitter, Facebook e Orkut. Mas devem estar preparados para uma interatividade, pois senão, as redes sociais poderão representar um tiro no pé. Tem de responder aos eleitores, interagir, pois é uma ligação direta. E tem muita gente sendo cobrada no microblog e não responde.

  • Mídia Livre I. Acontece de hoje até domingo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o II Fórum Mídia Livre. Mais informações no site http://www.forumdemidialivre.org.
  • Mídia Livre II. O FML contará com desconferências temáticas, mesas de debate, oficinas de produção de mídia, transmissão ao vivo de palestras e oficinas pela internet.banner200x200
  • Blogs. Contará ainda com o encontro nacional dos pontos de mídia , ligados ao Ministério da Cultura, encontro nacional de blogs políticos, colóquios de mídias sociais nas organizações e movimentos, lançamentos de livros, revistas e sites.
  • Debate. Eu participo, no sábado, a partir das 11 horas, da mesa “Como Postar Opinião: 3 conselhos para se criar diálogos e debates na Internet”. juntamente com Rodrigo Vianna, Luiz Carlos Azenha, Pedro Markun (diretor do Jornal Debates) e Altamiro Borges (jornalista, diretor-presidente do Portal Vermelho e autor do livro “A ditadura da mídia”).

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