terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dia 23: início do ano para os políticos investigados

investigação3 A máxima de que no Brasil o ano só começa depois do Carnaval se confirma nos meios políticos do Espírito Santo. E a terça-feira, dia 23 de fevereiro, será marcada pela retomada de processos contra parlamentares no PSDB, na Assembleia Legislativa e no Tribunal de Justiça.

Em reunião ontem, os tucanos definiram um cronograma de trabalho para avaliarem o caso do presidente da Câmara de Santa Maria de Jetibá, vereador Nelson Miertschink (PSDB), que, além de ameaçar um jornalista, se negou a divulgar os gastos da Casa com viagens e diárias.

Hoje deverá ser emitida uma notificação para que ele preste esclarecimentos sobre o caso diante do Conselho Estadual de Ética e Disciplina do PSDB. O tucano será ouvido no dia 23.

Também está marcada para o próximo dia 23, na Corregedoria da Assembleia Legislativa, a retomada dos processos contra os deputados estaduais Wolmar Campostrini (PDT) e Robson Vaillant (DEM).

Erário Será o dia em que o deputado Dary Pagung (PRP) apresentará seu relatório sobre o caso em que Wolmar foi flagrado usando o carro oficial da Casa para transportar eleitores para sua clínica.

Já no caso de Vaillant, serão ouvidas duas testemunhas: sua ex-empregada doméstica e um irmão do parlamentar. Todos estão ligados em um suposto esquema que seria comandado pelo democrata, no qual ele teria nomeado assessores fantasmas e ainda teria ficado com parte dos salários de alguns de seus funcionários, esquema conhecido como “rachid.”

E ainda no mesmo dia 23, a Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça julga um agravo regimental impetrado pelo advogado de Vaillant, José Peres de Araújo, no qual a defesa pede a suspensão da decisão monocrática do juiz de primeiro grau, que afastou o parlamentar da Assembleia.

Agora temos de ficar atentos e de olho em cada um desses processos, para que não virem pizza ou acabem em samba. Todos envolvem o suposto uso irregular de dinheiro público e em um País com uma das maiores cargas tributárias do mundo, não podemos dar bobeira e deixar o suor do trabalhador escoar pelo ralo.

  • Assustador I. Estive em Brasília neste final de semana e fiquei assustado até onde pode chegar os escândalos envolvendo o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido).
  • Assustador II. Além do que já foi divulgado, ainda há muitas gravações telefônicas e vídeos proibidos para menores de 18 anos. A coisa é tão feia que faz os casos de corrupção aqui do Estado parecerem histórias infantis.
  • gratzE Na passarela. Um leitor do blog enviou a foto do ex-presidente da Assembleia Legislativa José Carlos Gratz (PSL) caindo no samba e desfilando com a diretoria da MUG, no Sambão do Povo, em Vitória. O ex-deputado responde a variados tipos de processos na Justiça e ainda promete ser candidato este ano.

Quere receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me no Twitter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário