quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O adeus de Paulo Hartung

O governador Paulo Hartung (PMDB) faz hoje sua última "prestação de contas" na Assembleia Legislativa, que deverá ser marcada como seu primeiro grande palanque eleitoral para as eleições deste ano. Tudo será televisionado e o tom de campanha ficará a cargo dos deputados estaduais, que deverão disputar quem elogia mais o peemedebista.

prestacao250309 Tanto é que a primeira coisa que os deputados farão será esquecer que a Casa tem um regimento a cumprir. Pelas regras internas, Hartung deveria ter 30 minutos para fazer a fala inicial sobre sua gestão em 2009 e em seguida os parlamentares inscritos poderiam fazer três perguntas cada. O governador então teria cinco minutos para responder, mais três para a réplica dos "questionadores" e outros três para a tréplica.

Assim como em todos os demais anos de sua gestão, Hartung apenas recebe elogios. Quando são feitas perguntas, são do tipo que lhe dão o gancho para falar ainda mais de seu sucesso. Não que haja problema nisso, pois o peemedebista representa um divisor de águas na história do Estado. No entanto, há muito o que se fazer, principalmente na área da segurança, onde parece que não se consegue avançar.

A sessão contará com a presença de muitas autoridades, em um total clima de despedida. São aguardados os presidentes do Tribunal de Justiça, desembargador Manoel Alves Rabelo, do Tribunal de Contas, Humberto Messias, e o procurador-geral da Justiça do Espírito Santo, Fernando Zardini. Mas não é certo que eles comparecerão. Apenas o último, pois é candidato à reeleição.

PH Além de ser seu último ano de governo, há ainda a expectativa de que Hartung deixe o Palácio Anchieta em abril para disputar uma vaga ao Senado nas eleições deste ano. Com isso, quem assume é o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB), que estará presente na Assembleia. "O governador preparou seu discurso com muito esmero e falará das realizações dos últimos anos, mas com foco em 2009", adianta Ferraço, com exclusividade para o blog.

Quem quiser acompanhar a sessão ao vivo, basta clicar aqui, pois irei transmitir os detalhes e os bastidores via Twitter, a partir das 8h30, diretamente do plenário da Assembleia Legislativa. Só não sei se vou conseguir ficar lá até o final, pois como se sabe, essas prestações de contas passam do horário regimental e não têm hora para acabar.

  • Enquete I. Lancei uma enquete ontem no Twitter sobre como seria a prestação de contas de Hartung. Havia três opções: a) Só elogios e festa. b) Os deputados vão questionar as deficiências da gestão. c) Vai ter clima eleitoral.
  • Enquete II. A grande maioria respondeu A e C. E ainda teve gente avisando que vai acompanhar a transmissão da Europa.
  • Sem noção. Para quem atua diretamente com redes sociais está acostumado a ver de tudo. Esta semana havia a solicitação de um vereador de Vitória para que eu o adicionasse em meu Orkut. Quando fui ver a mensagem, estava escrito: "Adiciona aí... sou eu xxx (nome do assessor). É para fazer volume, me dá essa moral!"

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me no Twitter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário