quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O Twitter, Neucimar e as gafes políticas

twitter-fedup O microblog Twitter vem ganhando cada vez mais força no mercado político do Espírito Santo e acende um alerta para aqueles que pertencem à classe, mas ainda não aderiram às redes sociais. É hora de rever os seus conceitos, pois eles podem trazer diversos benefícios eleitorais.

 

Para exemplificar a importância do assunto, trago um caso citado em um artigo da doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e coordenadora dos grupos de pesquisas “Mídias Digitais Móveis” e “Propaganda Eleitoral na Internet”, certificados pelo CNPq, Dalva Ramaldes. O caso envolve o Twitter e o prefeito do maior colégio eleitoral do Estado, Vila Velha.

No Espírito Santo, no último mês de outubro (2009), uma intensa polêmica foi travada no Twitter, tendo como protagonistas iniciais o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), e o jornalista Leonel Ximenes, editor do Jornal A Gazeta, por ocasião das fortes chuvas que assolaram o município, momento em que o dirigente encontrava-se em viagem à China. Um verdadeiro bate-boca se instalou no microblog a partir do seguinte twitt do prefeito: “Estou acompanhando pela internet os estragos causados pela chuva, em todo Espírito Santo, isso mostra a necessidade que temos de investir em drenagem”.

A mensagem foi replicada em rede, pelo mecanismo de retwetts usado pelo jornalista, em tom irônico: “RT @neucimarfraga: Estou acompanhando pela internet os estragos causados pela chuva, em todo Estado. Pela internet, viu? glub, glub, glub…”. Em resposta, o prefeito postou nova mensagem: “O próprio jornal divulgou varias vezes os objetivos da missão a China. o que vc já fez por Vila Velha?”.

Entretanto, provavelmente equivocando-se pelo uso inadequado do mecanismo de Direct Messenger (DM), o prefeito tornou pública a ameaça de processo ao
jornalista, o que gerou manifestações diferenciadas: “d-ximenes65- se insistir no tratamento pessoal, poderemos conversar no Tribunal”.

O episódio alcançou proporções maiores com a adesão no Twitter, com perfil homônimo, do blog de um movimento virtual denominado “@choravilavelha”, vinculado à rede social “Respeite-me”, serviço que se dispõe a promover o interesse da população pela participação política e a constituir-se como canal de comunicação para estabelecer diálogo com os representantes eleitos.

A ação virtual desencadeada para chamar a atenção para as
consequências das chuvas e apoio a Ximenes ganhou o espaço da cidade, com uma flash mob poucos dias depois, com uma pequena concentração em frente à prefeitura do
município. O perfil choravilavelha permanece ativo e se dedica, especialmente, ao debate de questões de interesse dos moradores da cidade, incluindo a retuitagem de
comentários de outros usuários e a críticas explícitas às ações da administração local.

Neucimar Fraga Sobre o episódio, Neucimar (foto) disse o seguinte ao Gazeta Online: ”Não costumo me relacionar com pessoas ocultas. As pessoas que não podem se identificar, não merecem retorno da minha parte." Sendo assim, trago para vocês uma entrevista feita pelo jornalista Rafael Moura de Sá (@rafaelmourasa) com um dos cinco moradores de Vila Velha que administram o “@choravilavelha”.

- Como surgiu a ideia de criar este perfil no Twitter?

Surgiu da constatação de que o município de Vila Velha tem uma série de problemas que não são tratados nem pelo website da PMVV e nem pelo Twitter da prefeitura e o do prefeito. O que deveria ser um canal fundamental de comunicação e interação entre gestão municipal e população é usada de forma amadora e pouco democrática, só para fins de autopromoção.

O @choravilavelha surgiu, então, para oferecer o canal que a PMVV deveria ter oferecido através de um uso estratégico e participativo de mídias sociais. Mas, pelo visto, quem administra esses canais não entende nada da coisa, inclusive o prefeito que não responde ninguém e vive dando gafes.

Se é para usar desse jeito, é melhor nem abrir, porque dá no que deu.

O @choravilavelha teve a repercussão que teve porque é um canal aberto e participativo para a população se expressar, é o espaço onde os moradores de Vila Velha, turistas ou pessoas que trabalham na cidade expressam a sua indignação de forma livre e sem mediação. Quem quiser fazer alguma queixa, denúncia ou relatar algum problema no seu bairro, envie um tweet para nós colocando @choravilavelha que retuitamos. Mas tem que chorar, puxa-saquismo não vale e não ganha retweet.

- Há um medo de a equipe do @choravilavelha se identificar?

Claro que sim. Preferimos nos manter anônimos porque, como foi possível ver, Vila velha não vive apenas um estado de emergência, mas também um estado de sítio. O vice-prefeito Marcos Rodrigues (PSDB) perde a cabeça com Amaro Neto ao vivo na TV Vitória/Rede Record, o prefeito ameaça Ximenes no Twitter, ao mandar uma DM que vazou porque ele não sabe usar a ferramenta. Imagine o que aconteceria com a gente do @choravilavelha, vamos acabar em Auschwitz. (risos)

Por isso, preferimos ficar anônimos, pois nos dá uma liberdade de expressão e podemos continuar destilando nosso humor ácido, nossa ironia e sarcasmo sem correr o risco de sermos ameaçados de processo por prefeitos censuradores que não aceitam críticas.

Sem contar, isso muita gente não entende, a maioria das coisas que postamos são retuites de coisas que outras pessoas publicaram.

Já recebemos DM dizendo que se retuitamos é porque concordamos com o que a pessoa está dizendo e corremos o risco de responder judicialmente também.

Bem, só sei que a prefeitura vai ter de processar toda a população de Vila Velha que está no Twitter, pois são eles que estão chorando. Nós só somos o amplificador do choro, ajudamos a chorar mais alto.

 

- No período de chuvas, houve uma intensa divulgação do perfil  “choravilavelha”. A partir de tais ações, já pôde ser percebido resultados da ação do @choravilavelha?

O @choravilavelha já existia antes das chuvas e da calamidade que tomou conta da cidade e já vinha sendo usado como um canal de reclamações e denúncias de vários tipos. Durante as chuvas, a coisa se intensificou e acabamos virando a voz amiga que a PMVV não dava para consolar a população, pois vários reclamavam que os perfis do Twitter @vilavelhaes e @neucimarfraga não respodiam nada que era perguntado. Diante da nossa pressão e de toda a população, eles agora respondem o que os interessam.

E por ironia do destino, nesta madrugada eu estava fazendo uma pesquisa na rede e vejam abaixo com o que me deparei. O perfil @vilavelhaes também errou o código ao mandar uma DM para o secretário de Desenvolvimento de Vila Velha, Octaciano Neto (@octaciano). Já ontem, na Assembleia Legislativa, teve deputado que estava tweetando mesmo de mãos vazias, o que mostra que não são eles quem estão na rede, como ocorreu com Euclério Sampaio (PDT) e Dary Pagung (PRP).

Twitter Vila Velha DM

Se entrou para o Twitter, tem de interagir, afinal, o próprio nome redes sociais já diz tudo e nem precisaria de explicações. São pessoas conectadas, falando diretamente uma com as outras e interagindo. Então, se algum político se dispõe a enfrentar esse corpo a corpo virtual, tem de estar disposto a receber críticas e ser cobrado por aqueles que pagam impostos e seus salários.

  • Ao vivo I. Gostaria de agradecer a todos pelas mais de 30 mensagens de apoio e elogios a respeito da cobertura da última prestação de contas do governador Paulo Hartung (PMDB) na Assembleia Legislativa via Twitter ontem.
  • Ao vivo II. Foi algo diferente e pioneiro em um evento político aqui do Estado, além de ter sido muito prazeroso. Isso me motiva a fazer o mesmo em outros eventos de peso. Aceito sugestões por e-mail ou DM.
  • Ao vivo III. O deputado estadual César Colago (PSDB) chegou a levar seu netbook até o microfone e anunciar para todos que a sessão estava agitando o Twitter, com várias pessoas fazendo comentários e interagindo sobre a postura dos parlamentares e as respostas de Hartung.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me no Twitter!

3 comentários:

  1. Lamentável que eles não saibam usar as ferramentas do twitter. Esse tom defensivo nas respostas à população também não ajuda em nada no esclarecimento de dúvidas, só deixa a população mais revoltada. Melhor nem tentar.
    Parabéns pelo blog Fernando

    Leticia Orlandi

    ResponderExcluir
  2. Mais uma ótima analise, entrevista. Legal, você buscar também análises acadêmicas, "científicas" para contribuir. Só esqueceu de citar o nome da Doutora em Comunicação.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Douglas Dantas: não esqueceu não. Está no segundo parágrafo.
    Abs.

    ResponderExcluir