quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A luta contra o ditador tucano

Nelson Miertschink - PSDB O dia de ontem foi marcado pela luta contra as atitudes (bizarras) do presidente da Câmara de Santa Maria de Jetibá, o vereador Nelson Miertschink (PSDB) (foto). O principal campo de batalha foi o Twitter, mostrando mais uma vez a força das redes sociais nos meios políticos, o que deve marcar as eleições deste ano.

Só para lembrar, o tucano ameaçou o correspondente do jornal A Tribuna, o jornalista Julio Huber, que investiga o gasto (de dinheiro PÚBLICO) com viagens de seis vereadores e três assessoras da Casa durante o recesso parlamentar. Ele se negou a explicar a farra com os R$ 21,6 mil.

Desde cedo, comecei a cobrar um posicionamento da Executiva estadual do PSDB, do Sindicato dos Jornalistas (Sindijornalista-ES) e do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES). Não podia ficar calado diante de um ataque à liberdade de imprensa.

Jornalistas e professores universitários de Comunicação Social manifestaram apoio. O sindicato entrou em contato comigo e mais tarde emitiu uma nota de repúdio. O MP-ES notificou o tucano ontem mesmo para que preste esclarecimentos.

Como o vereador Nelson sempre frequentou o gabinete do deputado estadual César Colnago, seu colega de partido, pedi a ele que se posicionasse. Afinal, pelo menos 10 pessoas se desfiliaram da Executiva municipal do PSDB em Santa Maria de Jetibá ontem, que é presidida pelo parlamentar que fez as ameaças ao jornalista.

CÉSAR_COLNAGO_290909_ALTA editada Colnago me enviou a seguinte resposta: “Cumpro extensa agenda com o governador Paulo Hartung (PMDB) no sul do Estado. Manifesto solidariedade com os jornalistas, recomendando nota de desagravo do PSDB.”

Bom, a nota não chegou até agora. O presidente da Executiva estadual, Ricardo Santos, disse que “o PSDB condena qualquer tipo de cerceamento à imprensa” e que “se possível” irá ouvir o vereador ainda esta semana. Vamos aguardar.

De todos os políticos que me seguem no Twitter, a única que se manifestou contra a própria classe foi a deputada Aparecida Denadai (PDT). “Se não fosse a imprensa, a maioria das maracutaias não seria conhecida pelos cidadãos. Quem não quer ser importunado, melhor seria se deixasse a vida pública”, disparou a pedetista.

Depois de toda a repercussão do caso, o vereador Nelson resolveu informar o valor dos gastos, mas não sabia nem mesmo o conteúdo dos supostos congressos dos quais participaram nas viagens para Florianópolis (SC), Aracaju (SE) e Belo Horizonte (MG). Aos jornalistas de outros veículos, disse ainda que iria processar o correspondente de A Tribuna, em mais uma atitude que não condiz com as de um representante dos contribuintes que pagam seu salário e suas viagens.

Depois que as possíveis entidades ligadas ao caso já se manifestaram, agora aguardamos um posicionamento mais firme do PSDB sobre o caso. O corporativismo não pegaria bem.

  • Depoimento. Quem quiser saber os detalhes do caso, pode clicar aqui e ler o e-mail escrito pelo jornalista Julio Huber, no qual ele conta como tudo aconteceu.Hugo Chaves
  • Boa. Da jornalista Penha Salviatto, de Brasília: “O tal  vereador é o 'Hugo Chavez’ de Santa Maria de Jetibá. O duo ‘poder e vaidade’ emburrece.”
  • Apoio. Manifeste você também sua indignação contra as atitudes do presidente da Câmara de Santa Maria de Jetibá, vereador Nelson Miertschink (PSDB), clicando aqui.
  • Mudança. Depois de toda a polêmica, no site da Câmara de Santa Maria de Jetibá já não é possível encontrar nem mesmo o nome dos vereadores. Tiraram tudo, até as fotos. Absurdo!

Quere receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me no Twitter!

3 comentários:

  1. Infelizmente há pessoas que não sabem o que é ser uma pessoa pública, ou melhor, um representante do povo, que o elegeu. Espero que esse vereador sirva de exemplo para outros, que acham que brincar com o dinheiro do povo é normal. Nelson, espero que vc reveja um pouco a sua vida política e suas atitudes como ser humano, pois os insultos que estão gravados em meu celular não foram inventado, como vc mesmo disse na conversa "Pode gravar tudo o que to falando", eu gravei sim, e é lamentável tamanha falta de respeito, não contra mim, mas contra toda a classe jornalistica.

    Julio Huber

    ResponderExcluir
  2. Lamentável a atitude deste que se diz representante do povo. Espero que os capixabas ilustres de Santa Maria do Jetibá saibam dar o troco nas próximas eleições. Afinal, é com o dinheiro desta gente honesta e trabalhadora que esse parlamentares estão fazendo farra pelo Brasil afora. Como é que esse cidadão defende tal prática? Será que ele não ganhou um pedacinho do queijo???? Solidariedade,amigo Júlio....

    Celeste

    ResponderExcluir
  3. O cara de pau do vereador falou cada asneira no Portal da Imprensa. Ele nem tá mais sabendo o que fala. Meu carro tem identificação de imprensa sim. Ele disse ainda que nunca se recusou a dar entrevista à imprensa. Tenho gravado o que ele disse e as ameaças dele contra mim. Como ele pode provar o contrário do que está gravado?
    Eu só quero é que os gastos com dinheiro público seja devidamente explicado. Esse foi meu objetiivo de ter ido lá e será até que conseguirmos uma explicação lógica. Se é que há alguma...

    Julio Huber

    ResponderExcluir