sexta-feira, 12 de março de 2010

Apareceu o ciclone no Espírito Santo

ciclone No final de semana passado, a meteorologia anunciava a formação de um ciclone extratropical no litoral do Espírito Santo. Ninguém o viu. Mas os bastidores da política capixaba encerra esta semana sob forte impacto das mudanças climáticas no mercado político, com consequências que atingem a imagem do governo no Brasil inteiro.

Isso porque o sistema prisional capixaba, que vai ser debatido nesta segunda-feira, em um painel paralelo à reunião do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça, ganhou destaque nacional essa semana.

Primeiro foi o colunista Élio Gaspari, depois a TV Record e a Folha de São Paulo, além dos portais de notícias online. O jornal paulista, inclusive, tirou um fotógrafo do Chile para vir cobrir a questão em terras capixabas. Ontem o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltou para ver como está a situação dos presídios no Estado e se o acordo feito em 2009, para desativação das celas metálicas, está sendo cumprido.

Nos bastidores, a informação é que revistas de circulação nacional também estamparão o assunto neste final de semana em suas edições. Um programa dominical da TV Record também deverá falar sobre os presídios capixabas. O governador Paulo Hartung (PMDB) e o secretário de Estado da Segurança, Rodney Miranda (DEM), ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

twitter_over_capacity O secretário inclusive, não posta nada em seu twitter desde 18 de fevereiro. No microblog, o assunto é um dos mais comentados entre os capixabas. Mas a assessoria dele tem apresentados os argumentos do governo.

No meio político, inclusive no primeiro escalão do Palácio Anchieta, o burburinho também é grande, principalmente porque Hartung já disse que vai anunciar esse mês se sai ou não do governo para disputar o Senado. Momento delicado.

Nos bastidores do Executivo e do Legislativo, ouve-se de tudo. Alguns colocam a culpa das movimentações em torno do assunto em partidos de oposição ao PMDB no cenário nacional, outros dizem que parte de setores do PT e há quem diga ainda que no cochicho pano de fundo pode haver relação até com a disputa à Presidência da República. Lembrando que Hartung apareceu como cotado para vice na chapa da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT).

Enquanto isso, o governo argumenta que a situação não é exclusividade do sistema prisional capixaba e não entende o motivo de não está sendo mostrado outros locais do País que passam pela mesma situação e não vêm ganhando o mesmo destaque.

É aí que entra o argumento que todo o barulho está ligado ao fato de ser um momento de intensa movimentação política em todo o Brasil com as desincompatibilizações para a disputa das eleições de outubro. As especulações e desconfianças estão por toda parte no mercado político. Agora é aguardar para ver as cenas dos próximos capítulos. O que vocês acham sobre tudo isso? Não deixem de comentar!

  • Campanha I. Ao que tudo indica, a prestação de contas do senador e pré-candidato ao governo Renato Casagrande (PSB), que acontece na manhã deste sábado, será marcada por um grande clima eleitoral.
  • Campanha II. A assessoria do vereador de Vitória Serjão (PSB), por exemplo, mandou para toda a imprensa o convite para o evento acompanhado de um texto expondo a situação.
  • Campanha III. “Peço que mobilizem seus familiares e amigos, pois será um bom momento para consolidar a candidatura de Serjão a Deputado Federal”, diz o e-mail. Cuidado com a propaganda eleitoral fora de hora! Alô Ministério Público!

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me no Twitter!

2 comentários:

  1. Muito bom o seu artigo, parabéns. Se a imprensa tivesse mais pessoas como você o povo seria melhor informado.

    ResponderExcluir
  2. Não creio que PH I será escolhido como vice da Dilma, qual o grau de relevância do nosso estado na cena política nacional?

    Ah, mas a Rita Camata não foi escolhida como vice do Serra? Sim, mas a conjuntura era outra.

    Havia um certo clamor de que poderia ser a vez das mulheres com a candidatura (naufragada) da Roseana Sarney. E aí encaixaram a Rita uma mulher já alguns anos na política, com alguns projetos de relevância que viraram lei e digamos assim 'bonita e simpática' coisa que faltava ao candidado Serra.

    Não creio que caia um raio tão cedo aqui no ES novamente, até porque não vejo as qualidades da Rita em PH, ele pode até ter boas idéias mas e a carinha? Vai juntar Dilma e PH?

    ResponderExcluir