sexta-feira, 26 de março de 2010

Overbooking: o caos está instalado no Palácio

Enquanto muita gente acreditava que a decisão do governador Paulo Hartung (PMDB) em não disputar as eleições desse ano resolveria eventuais problemas da candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB), o caos se instalou no Palácio Anchieta. O racha e a crise entre as cúpulas partidárias da base aliada estão mais que expostos. Estão sangrando.

Todos querem espaço, cargos e poder. Como já foi classificado nos meios políticos, há um verdadeiro overbooking na aliança palaciana, ou seja, venderam mais bilhetes do que o número de assentos suportado nesse voo rumo às eleições de outubro.

Para acomodar todos os passageiros, lideranças que jamais se sentavam lado a lado em voos anteriores, como Hartung, o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), e o senador Magno Malta (PR), por exemplo, chegaram a traçar um roteiro de viagem juntos.

No entanto, após uma forte turbulência, Hartung, que pilotava o boeing, pulou de paraquedas. Com isso, a tripulação começou a brigar entre si para saber quem assumiria seu lugar. Ainda que ele continue passando as coordenadas da torre de controle, sua poltrona é objeto de disputa.

A luta entre PT, PDT, PR e PMDB pela vaga que seria disputada por Hartung no Senado, poderá derrubar esse avião e acabar com a viagem dos sonhos de Ferraço, caso a torre de controle não consiga orientá-los bem. O problema é que tem muita gente do avião que está ignorando as "normas de segurança" da candidatura palaciana.

Enquanto isso, o senador Renato Casagrande (PSB) encontra espaço de sobra em seu jatinho, pois não conseguiu nenhum colega para viajar com ele. Sem outros passageiros, o voo se torna caro demais e pode ser que nem mesmo decole. Já o deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) também encontra-se no hangar, pronto para decolar, mas também não conseguiu vender muitas passagens e está com dificuldades.

Neste momento, tucano e socialista aguardam quem vai descer do voo palaciano. PSDB e PSB deverão oferecer passagem para os acompanhantes e até milhas para terem mais passageiros em seus voos. Enquanto isso, a torre de controle ainda tenta embarcar o passageiro do jatinho no boeing, mas parece que está difícil fazer uma conexão.

Como definiu Hartung ontem, durante uma solenidade, seu grupo político tem
passado "dias delicados." E para piorar a situação, Malta, com seu estilo radical, resolveu chamar a aeromoça e exigir que Vidigal decida quem é que vai sentar na cadeira deixada pelo governador. PDT e PR até ameaçam rachar com o grupo palaciano. Essa crise toda acaba beneficiando Luiz Paulo e Casagrande, que também são pré-candidatos ao governo.

O momento é de muita indefinição, costuras e falta de confiança no mercado político. Há quem acredite que o governador até estaria pensando em voltar atrás e disputar a eleição para resolver todo esse problema, mas acredito que isso é quase impossível.

  • Outdoor. E por falar em Malta, será que o senador também será denunciado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por espalhar outdoors pelo Estado sobre o pré-sal, em uma possível campanha fora de época, como aconteceu com o casal Vidigal?
  • Vingança I. Circulou ontem nos meios jurídicos um boato de que o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) teria se vingado do juiz Frederico Luís Schaider Pimentel, o Fredinho, ao expulsa-lo da magistratura depois de ser denunciado na Operação Naufrágio.
  • Vingança II. Isso porque Fredinho era advogado da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages) em uma medida cautelar contra o Estado, no Supremo Tribunal Federal (STF) e perdeu a causa almejada pelos juízes e desembargadores.
  • Vingança III. Os ministros negaram recurso de Fredinho, que tentava sustentar uma decisão de primeiro grau que concedia à magistratura indenização por férias-prêmio não gozadas, incluindo adicional de férias no percentual de 50% e ainda sem desconto do imposto de renda retido na fonte.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me no Twitter!

6 comentários:

  1. Excelente análise. Perfeita e criativa! Parabéns Fernando. Cada dia está melhor ler o seu blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Fernando.....

    Em céu de brigadeiro.....quem melhor definir a rota terá mais chance de não encontrar turbulências..... o povo capixaba está ávido por mudanças.... quem sabe, o "Fico",não acaba se configurando como um tiro que saiu pela culatra.... até do dia três muita água ainda vai passar por baixo da ponte e, com ajuda de São Pedro, ocorrerá em abundância.... Aquele que conseguir equilibrar sua aeronave durante o reabastecimento aéreo (novos parceiros) sairá na frente.....Mesmo quem ainda elabora o plano de voo pode decolar e se unir a quem já plana em céu azul....

    Celeste

    ResponderExcluir
  3. Overbooking: Uma análise bem feita, num texto delicioso de ler. Parabéns, Fernando.

    ResponderExcluir
  4. Realmente você está se superando. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Apertem os cintos, as calças e as calcinhas que o piloto sumiu...

    ResponderExcluir
  6. Não é à toa que o PSDB é tucano e PSB pomba. Acho que não precisam de avião

    ResponderExcluir