quinta-feira, 25 de março de 2010

Tomando as rédeas

12092009ecop32 Após a agitação no mercado político capixaba, com as cotações da bolsa de valores eleitorais oscilando de forma intensa, o governador Paulo Hartung (PMDB) começa a tomar as rédeas da candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB), segundo algumas lideranças da base aliada.

Um governador bem avaliado como Hartung, com aprovação da grande maioria da população, que chegou a ser cotado para vice na chapa da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), na disputa pela Presidência da República, não pode encerrar dois mandatos com a derrota de seu sucessor. É mais um desafio para o peemedebista, que ainda tem que driblar a batalha pelos royalties e a situação carcerária para fechar com chave de ouro.

Tido como a maior liderança política no Estado, com influência no Legislativo, Judiciário e Ministério Público, seja por sua maneira de reorganizar o Espírito Santo ou por seus deveres constitucionais (principalmente na hora de escolher o procurador-geral da Justiça ou candidatos ao cargo de desembargador), Hartung (foto) 15_05_2009_8estaria disposto a colocar a mão na massa para evitar um desequilíbrio na base de apoio a Ferraço, visto que os principais articuladores da candidatura do vice começaram a se desentender e brigar.

E foi sacrificando a própria candidatura ao Senado que tudo começou. Desde então, aliados afirmam que Hartung vem participando mais de perto das negociações. O fato dele continuar no governo já segura um pouco alguns prefeitos que estavam se debandando da base. No dia em que anunciou que não iria disputar as eleições, reuniu os chefes dos Executivos municipais na residência oficial da Praia da Costa, em Vila Velha.

Agora chegou a vez dos deputados estaduais, que fazem parte de uma Assembleia Legislativa onde 29 dos 30 parlamentares são governistas. O encontro com eles será no mesmo local, na próxima quarta-feira, depois da sessão ordinária.

Segundo alguns deputados, eles deverão ouvir e poder tirar dúvidas (bem didático) sobre as razões de Hartung ter ficado no governo, além de receberem boas notícias sobre suas emendas parlamentares e convênios em suas bases. Ferraço também estará presente. Só não se sabe se os colegas do PSB e PSDB irão participar da “reunião de trabalho.”

É a partir de agora que poderemos ver se o governador tem mesmo “agulha e linha forte” para trazer o PSB para a aliança governista. PDT, PR e PT, pelo visto, não vão conseguir. Será que os socialistas vão resistir? Mesmo aparecendo bem nas pesquisas, sem outros partidos para coligar fica difícil levar um projeto adiante. É possível que eles não aguentem a pressão.

  • Aumento. A filha do presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Manoel Alves Rabelo, a servidora Emanuelle Zago Rabelo bem que tentou descolar um aumento de salário por meio de um adicional por tempo de serviço, mas o Conselho da Magistratura negou seu pedido.
  • Disfarce. Depois que a Mesa Diretora da Assembleia limitou o número de sessões solenes por parlamentar, o que não falta naquela Casa são sessões “especiais.” O cunho eleitoral continua o mesmo, pois há quem diga que tem algumas acontecendo com o objetivo único de aparecer na TV.
  • Dengue. O povo de Guaçuí, terra natal de Hartung, está cristo com dengue sofrendo com a proliferação da dengue no município. Há quem diga até que o Cristo da cidade está dengoso. Olhem a imagem que está circulando na cidade.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me no Twitter!

Um comentário:

  1. A coisa mais idiota e sem noção que leio nos jornais, blogs e outros afins locais são críticas e preocupações sobre a aparição de deputados na TV Assembléia pra "aparecer e buscar visibilidade por conta do pleito eleitoral".
    Agora tem até vereadorzinhos de Vitória também na briga. Seus idiotas e tolos procurem saber o alcance de audiência da referida emissora. Não passa da ponte da passagem, imbecis...

    ResponderExcluir