quinta-feira, 29 de abril de 2010

Os bastidores do grande teatro

280410MHA_4895 O anúncio do governador Paulo Hartung (PMDB) de que irá apoiar o senador Renato Casagrande (PSB) na disputa pelo Palácio Anchieta e que seu vice, Ricardo Ferraço (PMDB), não disputará mais sua sucessão, mas uma vaga no Senado, está recheado de movimentações de bastidores que não foram reveladas. Isso porque muitas lideranças fizeram suas declarações com cautela. No entanto, em off, elas soltaram o verbo.

280410MHA_408080 Uma delas é que Hartung, Ferraço e Casagrande apenas comunicaram uma decisão tomada em Brasília, por lideranças nacionais do PT, PSB e PMDB. Ao negociar a saída do deputado federal Ciro Gomes (PSB) da disputa pela Presidência da República, em favor do PT-PMDB, os socialistas teriam exigido apoio dos dois partidos nos estados onde eles têm chance de ganhar a eleição.

280410MHA_4934 Na última segunda-feira, a pré-candidata à Presidência do PT, Dilma Rousseff, se reuniu com o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. No dia seguinte Ciro anunciou sua saída da disputa e Ferraço e Casagrande se reuniram com o presidente Lula em Brasília. Há quem diga que Hartung também participou da reunião. Mas também dizem que não.

280410MHA_4877 Neste caso, teria havido o enquadramento das siglas nacionais aos diretórios regionais. O PMDB já tem a vice de Dilma e teria que abrir mão da candidatura própria aqui no Estado, entre outros, para apoiar a candidatura do PSB. Sem escolhas e de olho em uma vaga de ministro, Hartung, que disse que só iria se posicionar em junho, teve que declarar apoio a Casagrande e engavetar a pré-candidatura de Ferraço.

Ricardo Ferraço (PMDB)

O vice-governador foi questionado que apesar de dizer que está otimista, ele estaria com a voz embargada. Ele respondeu o seguinte para a repórter.

“O meu coração está manifestando aquilo que estou sentindo. Evidentemente que esse é um momento de profunda serenidade. Não há o que comemorar. Não estamos aqui numa festa. Estamos aqui anunciado um fato importante, que ocasiona um conjunto de forças políticas, que querem continuar trabalhando em favor do Espírito Santo. A minha voz é assim. Sou calmo por natureza”, classificou Ferraço.

MHA_4773 Logo depois foi lhe perguntado que reação esperava de seu pai, o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM), que classificou a decisão de Hartung de “demoníaca.” Ferraço respondeu: “Não sei se meu pai vai aceitar bem ou mal. Mas é a minha decisão.”

Com relação a Vidigal, o vice-governador diz que ele é muito mais que um aliado, é um irmão. “A política não nos afastará. O diálogo vai resolver isso”, contorna ele.

Quando foi questionado sobre os novos arranjos, Ferraço foi direto ao ponto. “Continuo ajudando, mas o papel de coordenador é de Casagrande agora. É o zerar dos velocímetros”, disse ele.

Lideranças avaliam que o vice-governador mais uma vez saiu enfraquecido por uma reviravolta no mercado político, trazendo desgaste como no anúncio do “fico.”

Paulo Hartung (PMDB)

MHA_4876 O tempo todo o governador ressaltou a importância da governabilidade, acima até da vitória do pleito. “Existia o risco de ganhar, comemorar, tomar posse e não conseguir transformar boas ideias em ações. O risco existe. Essas conversas são sempre complicadas. Mas o mais difícil foi feito, que é a composição dos dois (Ferraço e Casagrande). Eu também coloquei pilha para eles conversarem”, contou Hartung.

PR

No PR o sentimento é de dúvida. Os republicanos avaliam se esse arranjo já não estava articulado para isolar a sigla, que pode encontrar dificuldades para ter um palanque estadual, pois o partido nacionalmente está com Dilma e por aqui só sobraria o palanque de Serra, com Luiz Paulo.

Sérgio Vidigal (PDT)

280410MHA_49039a O presidente estadual do PDT e prefeito da  Serra, Sérgio Vidigal, não estava muito feliz ontem, segundo diversas lideranças. O partido não quer dividir o palanque com adversários do PSB, mas nacionalmente não querem dar palanque para o PSDB, o que pode frustrar uma aliança com o deputado federal e pré-candidato ao governo Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).

Dizem que Hartung chegou a ligar para Vidigal, o convidando para participar da coletiva, mas o prefeito recusou o convite. A densidade do ex-prefeito Audifax Barcelos (PSB) no município também preocupa o grupo do prefeito, que se junta ao PR para tentar um novo espaço na sucessão estadual.

  • Beneficiado. Há fortes indícios no mercado político de que o ex-presidente do Bandes e da Amunes Guerino Balestrassi (PV) deverá ser o segundo indicado para concorrer uma vaga no Senado na chapa palaciana. Amanhã ele participa do lançamento oficial da pré-candidatura de Casagrande ao governo, no cerimonial Oasis.
  • Cliques. A galeria de fotos do post de hoje é um presente do fotógrafo Marcelo Andrade para o blog.blog fernando carreiro
  • Mérito. O furo político da semana sem dúvida vai para o blogueiro e jornalista Fernando Carreiro, que antecipou em seu blog na segunda-feira toda a reviravolta ocorrida ontem.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. E não serão publicados textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza.

4 comentários:

  1. Oi Fernando. Eu e Bibis acordamos agora e já fomos correndo ler seu blog. Muito boa a matéria. Pude perceber com riqueza de detalhes o que aconteceu na coletiva ontem. As fotos estão ótimas também.
    Beijos
    Marcela e Bianca

    ResponderExcluir
  2. Realmente demoníaco! Agora, vejamos os tantos inocentes, ingênuos e perdedores!!! Salvem-se!!!

    ResponderExcluir
  3. Em 2002, quando Hartung se elegeu governador, ele dizia que desfio não era apenas fazer um bom governo, mas ter uma seqüência de bons governos para tirar o Espírito Santo do isolamento nacional. Dizia também que para garantir esta seqüência de bons governos precisava juntar as força políticas sérias para ganhar as próximas eleições. Com esta decisão de apoiar Casagrande Hartung se mantém coerente com as suas falas.
    Só lembrando Hartung foi eleito em 2002 pelo PSB o mesmo partido de Casagrande.

    ResponderExcluir