quinta-feira, 1 de abril de 2010

Tirando as eleições das mãos de Casagrande

Os últimos movimentos do governador Paulo Hartung (PMDB) têm sido interpretados por lideranças políticas como empreitadas para tirar alguns possíveis resultados das eleição deste ano das mãos do senador Renato Casagrande (PSB), que deverá lançar sua pré-candidatura ao governo do Estado neste mês.

Avaliam que a possibilidade de haver um segundo turno, por exemplo, está nas mãos do socialista, pois sem ele na disputa, seria mais fácil emplacar o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) como sucessor de Hartung no Palácio Anchieta ainda no primeiro turno.

Fato este que tem dado cada vez mais peso ao PSB na hora de negociar com o mercado político. Como falei aqui nos últimos dias, tudo por conta da "expectativa de poder" que norteia as articulações eleitoriais. Todos querem estar juntos de quem tem mais chances de vencer e não de quem tem o melhor projeto. Tanto é que se fala mais em apoio conquistado do que em propostas.

Até então se dizendo distante de todo o processo e delegando as articulações para as principais lideranças do PR, PDT, PT e PMDB, o governador teria visto que o "quarteto fantástico" não conseguiu resultados tão expressivos e resolveu desistir de disputar o Senado para reforçar a campanha de Ferraço.

Acreditando que sua saída iria ajudar, Hartung foi obrigado a ver ainda uma verdadeira guerra interna em seu grupo pela vaga que iria disputar no Senado. Diante disso, segundo algumas lideranças, Hartung resolveu arregaçar as mangas e resolver o problema ele mesmo, para não correr riscos.

Nos últimos dias, o governador tem participado ativamente das negociações. Chamou o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Enivaldo dos Anjos (PDT) e fez ele retirar sua ideia de ser candidato ao Senado. Acabou com a atribuição de Ferraço em coordenar o pacote de investimentos de R$ 1 bilhão (uma espécie de PAC capixaba), o que o deixa livre para sua campanha. Hartung ainda foi para a TV dizer aos capixabas que vai ficar até o final do governo.

É com esses sinais e com a declaração (finalmente) que deve dar de apoio a Ferraço no próximo dia 21 que o peemedebista tenta recuperar o tempo perdido com o isolamento dos socialistas. O grupo palaciano tenta atrair o PSB de qualquer forma. Já ofereceu a vaga do Senado na chapa e ainda deverá reconduzir dois nomes indicados pelo partido de Casagrande para ocuparem as pastas de Economia e Planejamento e a de Ciência e Tecnologia em sua gestão.

  • TwicontroES I. Acontece no próximo dia 24, no Prédio de Multimeios (Bob Esponja) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a partir das 18 horas, o II TwicontroES, que reúne os twitteiros capixabas.

  • TwicontroES II. O tema será "Como utilizar o Twitter" e haverá, no início, um debate sobre a importância das Mídias Sociais e seus impactos na sociedade. Depois o evento prossegue dividido em oito mesas temáticas.

  • TwicontroES III. Eu irei coordenar a mesa "Twitter Político: uma ferramenta social para fins sociais." Desde já convido os segmentos jovens dos partidos a comparecerem para debater conosco o uso das redes sociais nas eleições deste ano.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma soliciatação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

3 comentários:

  1. Ao desistir da vaga ao senado eu acho que PH já pensou lá na frente, assim o próprio poderá enfrentar o Sen Renato Casagrande na re-eleição para o senado.

    Dito isso, a melhor saída para o PSB é realmente entrar na disputa ao governo, do contrário pode sair prejudicado do pleito.

    E mesmo que não venha a ganhar o governo do estado, certamente serão vencedores pela coragem e disposição de enfrentarem a tudo e a todos. Uma grande parcela da sociedade reconhecerá o favor que estas candidaturas alternativas trazem para o debate político.

    É aquele negócio se correr o bixo pega, se ficar o bixo come. Ahhh PH!

    ResponderExcluir
  2. Vocês da imprensa, sem exceção, erraram feio ao afirmarem e informarem sobre a saída do Sr. Hartung do governo. Não só diziam que ele já tinha data e hora pra sair, como afirmavam que ele já estava eleito, já estava sentado numa das 81 cadeiras do Senado Federal. Como se diz, barricaram geral.

    Agora, sem exceção, com informações lançadas e dissimuladas pelo próprio Sr. Hartung - ele está ligando pessoalmente para cada um de vocês - informando que, "finalmente", vai declarar apoio ao filho do Theodorico Ferraço. Já tem até data também para esse gesto.

    É claro que ele vai dizer o óbvio de sempre até porque o vice é do seu partido, embora isso não faça a menor diferença para quem partido é merda é mesmíssima coisa.

    O problema do Senhor Hartung, acordem senhores colunistas, está no pai do vice. Este sim tem muito a dizer sobre o titular do Anchieta, coisas nada agradáveis, com base em valiosas informações do grampeador geral Rodney Miranda.

    ResponderExcluir
  3. "Fernando Mendes - Um jornalista sempre em busca das melhores conversas de bastidores e da antecipação dos fatos da política do Espírito Santo".

    Pois é, se assim você se autodefine não faz sentido postar no Twitter que o José Dirceu esteve reunido com o governador Paulo Hartung e, dai, perguntar pra seus leitores o que eles teriam conversado.

    Se você foi aluno do "professor" Martinuzzo, o biógrafo do Palácio Anchieta uma espécie de Paulo Coelho de cabeceira do governador, que faturou horrores nos últimos sete anos publicando livros oficiais sem licitação, rasgue seu diploma, passe no guichê de serviços urbanos da Prefeitura, pegue uma licença e vá vender churrasquinho de gato numa praça qualquer.

    Mas, tem ainda uma chance pra provar que é mesmo aquilo que diz ser na sua autobiografia. Mãos às obras. Estaremos aguardando antes que o coelhinho ponha o último ovinho pascal.

    ResponderExcluir