sexta-feira, 7 de maio de 2010

A fantasia chegou ao fim

hopi-hari-terror A história apresentada pelo governador Paulo Hartung, pelo vice-governador Ricardo Ferraço, ambos do PMDB, e pelo senador Renato Casagrande (PSB) de que os três estavam unidos em prol da candidatura do socialista ao governo não durou nem mesmo uma semana e só trouxe desgastes para os três atores. As cortinas desabaram e os bastidores do grande teatro expôs, de uma só vez, três das principais figuras políticas do Estado.

Ainda que os três tentassem passar a imagem de que eram melhores amigos, esta semana Ferraço retirou sua máscara, disse que não queria mais brincar e acabou mostrando para toda a plateia o papel que estava sendo interpretado por seus colegas.

Hartung chegou a dizer que se licenciaria do cargo para fazer campanha para o vice e que Casagrande era seu candidato. Tudo para inglês ver, na verdade, para o comando do PT , PSB e PMDB ver, segundo algumas lideranças. Em seguida Ferraço mirou no governador e disparou sem dó, rachando o governo drasticamente.

Tanto é que, após a peça pregada pelos três no mercado político, as demais lideranças colocaram os dois pés atrás com relação a eles. Se perguntam se é possível confiar?

MHA_4861 O PT confiou e se deu mal. O PSB, está na dúvida. Ainda que tenha conseguido tirar Ferraço da disputa, o partido prefere seguir a linha que já estava traçada, pois se o governador fez o que fez com o seu vice, o que poderia fazer com o senador?

Outro problema trazido pela declaração de apoio de Hartung a Casagrande é o sentimento de traição que paira na base aliada, o que tem beneficiado a pré-candidatura do deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).

Partidos como PDT e PR, que haviam apostado todas as suas fichas na candidatura de Ferraço, ficaram revoltados com as mudanças e não deverão seguir com Casagrande. Como a disputa agora está polarizada, caminham mais para o lado dos tucanos.

hartung-petroleo Até mesmo Hartung não estaria muito satisfeito com os acordos fechados pelas lideranças nacionais em Brasília, que lhes foram empurrados goela abaixo, trazendo bastante desgaste para sua imagem. Mesmo sendo esse o estilo dele conduzir algumas articulações políticas aqui no Estado, como a de Ferraço.

Enquanto isso, na coxia desse grande teatro, como eu já havia falado aqui, os diversos atores do mercado político seguem batendo cabeça em busca de uma melhor situação que lhes garantam mais espaço nas eleições.

  • Encontro. A Transparência Capixaba Jovem realiza um encontro amanhã, a partir das 10h30, no restaurante Turk Zoo, em frente a FDV, em Vitória, com o objetivo de interagir com aqueles que simpatizam com a ONG.
  • Encontro II. O evento é aberto ao público e gratuito. Não precisa fazer parte da ONG. É uma boa oportunidade para você começar um trabalho de contribuição com a sociedade.
  • 2025. O procurador-geral da Justiça, Fernando Zardini, lança hoje, as 14 horas, o planejamento estratégico do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), conforme adiantei aqui há exatamente um mês.
  • Férias. Durante o mês de maio, estou de férias e pode ser que eu não consiga atualizar o blog todos os dias da semana, mas continuo acompanhando o cenário político e os fatos mais relevantes serão postados aqui. No mais, vocês podem acompanhar pelo meu Twitter.

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. E não serão publicados textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza.

Um comentário:

  1. Vai descansar Mendes!! Muitas emoções ainda virão e muitas máscaras vão cair, rs. Bjs

    ResponderExcluir