quarta-feira, 9 de junho de 2010

E agora, Luiz Paulo?

Depois dos seminários tucanos "E agora, Brasil?" e "E agora, Espírito Santo?", corre nos bastidores a pergunta: "E agora, Luiz Paulo?" Todos andam se perguntando por onde anda o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), que é pré-candidato ao governo do Estado. Afinal, seu grupo tem passado por verdadeiras reviravoltas nos últimos dias, mas o parlamentar está meio ausente do cenário.

Dentro do próprio ninho tucano, algumas lideranças andam reclamando do pouco empenho do parlamentar com sua eleição. Chegam até a compará-lo com a atuação do presidente regional do PPS, Luciano Rezende, nas eleições de 2008. Mas Luiz Paulo tratou logo de apresentar seus argumentos ontem no Twitter, para tentar apagar os focos de incêndio.

É isso mesmo que você leu. Ele tirou alguns dias de descanso em pleno feriadão, enquanto tradicionais eventos do Sul do Estado estavam a todo vapor, como as comemorações do Corpus Christi, em Castelo, e a Feira do Verde, em Guaçuí. O deputado, que tem tentado arrebanhar eleitores na região do Caparaó, parece não ter dado muita importância para isso.

Fato que tem deixado alguns tucanos com as penas arrepiadas. Principalmente porque o partido ainda vive uma relação delicada com um de seus principais aliados, o DEM, que foi trazido para o grupo por meio de uma intervenção federal. Dez em cada dez filiados ao PSDB sabem que o fato teve não só o dedo, mas o braço de Luiz Paulo.

Seus colegas de partido, como o deputado estadual César Colnago (pré-candidato a deputado federal) e a deputada federal Rita Camata (pré-candidata ao Senado), têm feito de tudo para salvarem suas carreiras políticas, após o racha com o grupo do governador Paulo Hartung (PMDB). Enquanto isso, o deputado federal ainda aparenta estar mais preocupado com a candidatura do ex-governador José Serra (PSDB) à Presidência da República.

Ele reclama de dois meses de agenda, mas seus aliados ressaltam que o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) ficou quase que dois anos neste ritmo para tentar chegar ao Palácio Anchieta. Salientam ainda que, o senador Renato Casagrande (PSB), seu principal aliado, quase que não tem dormido, ainda que conte com alianças bem mais fortes que as dos tucanos. Teria Luiz Paulo jogado a toalha? Acredito que não. Mas as lideranças de seu partido gostariam de vê-lo mais empenhado no pleito.


Nota Verde

Anote aí! Na quarta-feira da próxima semana, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Paulo Roberto (PMN), promove uma sessão especial sobre o tema “Política Estadual de Mudanças Climáticas.” O evento ocorre no plenário da Casa, a partir das 19 horas.

Papo econômico

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo da Silva (PT), chega ao Estado na próxima sexta-feira para participar do Fórum de Debates Econômicos, que será realizado hotel Radisson, a partir das 9 horas. Entre os palestrantes está também a diretora do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada (Ipea), Denise Lobato Gentil.

Passando do ponto

O clima entre os servidores da Assembleia Legislativa já está passando do ponto. Isso porque houve uma determinação para que eles trabalhem nos setores onde são lotados na Mesa Diretora. Tudo por causa do ponto eletrônico. Como a maioria naquela Casa sabe, os ocupantes desses cargos atuam nos gabinetes dos deputados.

O problema é que tem deputado se contorcendo por causa do fato. Isso porque atualmente há funcionário das comissões em seus gabinetes, enquanto os que deveriam da expediente por lá, estão andando por aí, fazendo campanha para eles.

Política nas Redes Sociais

O apanhado de hoje fica com o mestre em campanhas políticas, Gaudêncio Torquato. Ele fazia uma explanação sobre os péssimos discursos de José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Até que falou o que não pode faltar na fala de um candidato e o que o eleitor quer realmente ouvir. #ficaadica


Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

Um comentário:

  1. Fernando,

    Afinal de contas porque o todo poderoso ex-Diretor Geral da ALES foi embora?

    Fato estranho: fala do Dep. Atayde Armani sobre a perda do mandado do Dep. Marcelo Coelho

    "O senhor é uma pessoa de bem. (...) O estranho é que políticos corruptos permaneçam em seus cargos”
    Atayde Armani , (DEM)

    Fato estranho II: ser o Dep. Atayde Armani um dos maiores defensores da permanência do Dep. Robson Vaillant (com sérias acusações de corrupção nas costas) manter-se no cargo.

    Fato estanho III: há algum tempo atrás um colega me disse que durante um bate papo com esse senhor em seu gabinete ele havia lhe mostrado suas empresas e fontes de renda dizendo 'que não preciso disto (Assembléia) para viver não, tenho minhas fazendas/empresas'

    é ou um num é um altruísta pensando sempre no bem do 'povo'?

    ResponderExcluir