segunda-feira, 7 de junho de 2010

A pirraça que não deu em nada

Desde que o senador Renato Casagrande (PSB) passou a ocupar o lugar de pré-candidato ao governo apoiado pelo governador Paulo Hartung (PMDB), o Blocão (PR, PDT, PP, PSC e PRB) começou a espernear e fazer pirraça, ameaçando deixar o grupo governista. Mas não adiantou nada e ontem, após reunião que durou duas horas, os cinco partidos voltaram atrás e decidiram retornar para o grupo palaciano.

Antes disso, chegaram a falar em lançar o senador Magno Malta (PR) ao governo, já que o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB), antes pré-candidato ao Palácio Anchieta do grupo, passou a concorrente de uma vaga no Senado. O mês de maio foi de muita conversa, mas não deu em nada.

O Blocão cogitou até mesmo integrar a pré-candidatura do deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), mas depois da intervenção da Executiva nacional do DEM, os tucanos se fortaleceram com o tempo de TV dos democratas e não sobraram muitas alternativas para os cinco partidos negociar espaço no grupo que dará palanque ao ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB). A única alternativa foi recuar e abraçar Casagrande.

O pai do vice-governador, o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) esperneou quando o filho foi tirado da jogada e promete continuar fazendo barulho. Mas isso também não deverá dar em nada e ele terá que ficar no palanque oposto ao do filho.

Mas o que menos se viu em todas essas confusões, que são comuns no meio político, foi o debate de projetos para o Estado. Elas só serviram para mostrar, mais uma vez, que os partidos só se importam com o tamanho do poder que poderão ter com suas alianças. As propostas sempre ficam em segundo plano.

Que os oito anos do governo de Hartung trouxeram grandes avanços para o Espírito Santo, isso ninguém pode negar, mas há de se reconhecer que ainda há muito o que se fazer, principalmente na área da Segurança, que sempre foi o “calcanhar de Aquiles” do peemedebista.

Mas isso aparenta ser o que menos interessa aos principais atores desse jogo, até porque criticar o governador, segundo algumas lideranças, é quase sinônimo de perder votos. Mas o debate precisa ser feito. Falar que vai dar continuidade aos avanços não é novidade e nem projeto, é obrigação. É hora do eleitor ficar atento a estes movimentos e exigir mais de seus candidatos.

Casagrande e Ferraço querem ser deputados

Você não está lendo uma informação errada e eu também não fiquei louco. É isso mesmo. Os dois querem ser deputados. Mas eu não estou falando do senador e do vice-governador do Estado. Trata-se do vereador César Casagrande (irmão do senador) e do dentista Jair Ferraço, ambos de Castelo. O primeiro vai tentar uma vaga na Assembleia Legislativa e o segundo na Câmara dos Deputados, ambos lançados pela Executiva municipal do PSB.

Ela está rodando

Depois de derrubar o então governador de Nova York Eliot Spitzer, a capixaba Andréia Schwuartz (PRP) tem se dedicado de corpo e alma (mais corpo) para se tornar deputada estadual.

A moça tem rodado o interior do Estado intensamente. Semana passada esteve em Castelo, Nova Venécia e outras cidades. Mas nada tira a energia dela para cair nas baladas. Duvida? Veja você mesmo no blog dela: http://www.blogdaandreiaschwartz.blogspot.com.

Nota Verde

O blog volta hoje de férias com algumas novidades. Entre elas a Nota Verde, que será um espaço destinado para divulgar ações e informações relacionadas ao Meio Ambiente. Se você é um político que abraça esta causa, seu lugar aqui está garantido.

Política nas Redes Sociais

Este espaço também é novo e trará casos que estão nas Redes Sociais como Twitter, blogs, YouTube, Facebook, Orkut, entre outros, que sejam engraçados, informativos ou que nunca deveriam ter sido postado pela classe política. Começo com um tweet de Ricardo Ferraço, em visita a cidade de Conceição da Barra na semana passada. O que será que ele quis dizer?

Quer receber as atualizações desse blog todos os dias por e-mail? Então envie uma solicitação para fernandomendes.fm@gmail.com.

Siga-me também no Twitter!

Atenção: Os comentários postados por internautas aqui não refletem as opiniões do autor deste blog. Textos que contenham termos pejorativos de qualquer natureza não serão publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário