quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A campanha de Casagrande



Embora evite falar abertamente sobre sua pré-candidatura ao governo do Estado em 2010, o senador Renato Casagrande (PSB) aparece no programa do partido que está na TV falando da terra natal de seu principal adversário e com críticas à atual gestão, que sinaliza apoio ao nome do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB). Parece mais propaganda eleitoral.

De Cachoeiro de Itapemirim, o socialista diz que não é possível haver desenvolvimento no Espírito Santo sem saúde, educação e segurança. Manda um recado direto para o governador Paulo Hartung (PMDB), no melhor estilo "é possível criticá-lo." Coisa que é quase impossível nesse Estado.

O programa do partido parece até mesmo uma resposta à pressão que o Palácio Anchieta tem feito em cima das lideranças socialistas - prefeitos e deputados - para que declarem apoio a Ricardo. O que está funcionando, mas em parte.

Enquanto o líder do PSB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Pereira, prega que Casagrande deve ficar no Senado e que Ricardo representa a sucessão de Hartung, na Câmara dos Deputados a história é bem diferente.

Parece que ninguém segura o deputado federal Capitão Assumção (PSB). Sentado na cadeira que era do prefeito de Vila Velha e um dos principais aliados de Ricardo, Neucimar Fraga (PR), o socialista, que é o campeão de discursos na bancada federal, não mede as palavras ao falar do grupo palaciano, chamando Hartung até mesmo de "torturador."

Enquanto isso, o PSB ignora suas lideranças infiéis, que na verdade buscam uma expulsão em busca de novos partidos. O que não deverá ocorrer. Deverão ficar presos à sigla e encontrarão dificuldades em seus planos futuros.

Mas Casagrande bem que poderia falar sobre o assunto e defender seu projeto de forma direta. Sempre evita a imprensa quando o assunto é eleição. Mas nos bastidores continua com seu jogo, como se ninguém soubesse.

E diante de todas essas movimentações, quem perde mais uma vez é a sociedade e a democracia, que são obrigadas a ficar vendo esse debate em torno do nome de pessoas e nada de um projeto ser apresentado e discutido de forma saudável. Essa é a política brasileira.

  • Desafio. O advogado João de Deus Alochio, que defende a deputada Janete de Sá (PMN), que perdeu seu mandato na Justiça, terá uma grande desafio em provar que ela não cometeu atos de improbidade administrativa.
  • Confissão. Isso porque os assessores da parlamentar confessaram que compraram e beberam cervejas enquanto estavam no carro oficial da Casa. Ela também disse à Justiça que colocou gasolina com dinheiro público em uma Kombi de sua propriedade.
  • Prejuízo. O caso todo deverá trazer graves danos aos planos do PMN para as eleições de 2010. A começar pelo conflito interno que já acontece pelo comando do partido a frente do debate.

2 comentários:

  1. Ninguem me convence do contrario da suspeita de que Coser sairá em 2010 sim... ele está é se preservando e não virar picolé no sol como Ricardo... nada impede de la na frente PH dizer que Ricardo nao se tornou viável ja que nao consegue alavancar nas pesquisas e apoiar Coser... pode ter pressao vinda de cima tb...

    E será que Casagrande vai ter mesmo peito pra apontar as diversas falhas no governo? Tomara que sim pois hj nao há voz com credibilidade para isso.

    Enfim, a eleicao pra gov ano que vem poderia ter 3 candidatos para pelo menos dar a impressao de disputada rss

    ResponderExcluir
  2. Essa Janete é carne de pescoço, mereceu, espero que não reformem a decisão. Outros nobres deputados também mereciam o mesmo destino da moçinha de Vila Velha.

    Quanto ao Casagrande torço para seu sucesso pois já vem a alguns anos mostrando o político diferente que é.

    ResponderExcluir