sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Casagrande e os bastidores

Casagrande Ele nasceu em Castelo, mas parece que pegou mesmo foi o jeito dos mineiros quando cursou Engenharia Florestal em Viçosa (MG). É quetinho pelos bastidores que o senador Renato Casagrande (PSB) fortalece sua musculatura eleitoral pelo Estado para tentar chegar ao Palácio Anchieta este ano.

Com o projeto "Lado a Lado com o Senado" (ou com o eleitor), o socialista tem feito reuniões por todo o Espírito Santo para ouvir as demandas da população, seja para que elas ecoem no Congresso ou o ajudem em suas propostas de campanha.

Nos giros que tem dado pelo interior, aproveita para visitar empresas com até 500 funcionários, o que pode render, e muito, nas urnas. Isso porque ele diz que ainda não é candidato, imagina se fosse.

Em Cachoeiro de Itapemirim, o senador socialista se reuniu esta semana com vereadores, lideranças sociais e com o prefeito Carlos Casteglione (PT). Lá, o petista é adversário do deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM), que também é pai do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB), que poderá ser seu principal rival nas eleições.

Assim como na esfera nacional, com as pretensões do deputado federal Ciro Gomes (PSB) de concorrer à Presidência da República, no Estado também há uma pressão para que o PSB não lance candidatura própria ao governo. "Para a democracia é importante que o PSB viabilize a candidatura de Ciro Gomes à Presidência. Mais uma alternativa para o povo brasileiro", disse o senador em seu Twitter. E para o Espírito Santo, ele pensa diferente?

Se os socialistas forem mesmo para o embate eleitoral, isso só deverá ser oficializado em março. “Nós acertamos isso com o presidente Lula, numa reunião realizada em setembro [de 2009]”, disse Casagrande, que também é secretário-geral da Executiva nacional do PSB, ao blog do Josias de Souza ontem.

Enquanto isso, os prefeitos do interior e demais liderança aproveitam para tirar proveito de acordos com diversos grupos que passam cortejando seus apoios para o pleito deste ano.

  • Cuidados. Os prefeitos devem começar a preparar os substitutos dos secretários que irão disputar as eleições deste ano. Já estão no aperto com as finanças, sem um quadro competente a coisa pode piorar.
  • Vila Velha. Na cidade comandada por Neucimar Fraga (PR), as mudanças deverão ser muitas. E há setores da sociedade torcendo para que seja a reforma de secretariado mais abrangente possível.
  • Vitória. Na capital, o número de secretários que deverão deixar o governo não são poucos também. Alguns deles já estão treinando seus sucessores.

Mande um e-mail para fernandomendes.fm@gmail.com e receba diariamente uma mensagem avisando que o Blog foi atualizado.

Siga-me no Twitter!

3 comentários:

  1. Temo que as discussões em torno dos nomes para suceder PH sobreponham os assuntos de interesse comum e que devem ser tratados durante a campanha. Não sou entusiasta desse "xadrez", mas também não deixo de dar os meus pitacos: Casagrande não vem candidato ao Governo, já que existe uma espécie de "verticalização" no PSB, ainda que tácita. No plano nacional, o partido provavelmente estará no grupo de Lula que, por sua vez, "fecha" com PH. Portanto, por mais paradoxal que possa parecer, o palanque da Dilma aqui será o mesmo de Ricardo.

    ResponderExcluir
  2. Eu só quero ver esse pessoal que apóia Dilma explicar para cada capixaba a falta de investimentos e de obras do Governo Federal no Espírito Santo, lanterna nesse quesito no orçamentos federais. Só quero ver...

    ResponderExcluir
  3. Minha gente, nada a temer,por enquanto... Ainda há muita água para passar debaixo da ponte.... Mas que Casagrande está andando é fato. Que tem sido recebido efusivamente, também é fato...Que tem eleitor adorando o jeito descontraído do Senador da República e faz questão de apertar a sua mão, também é fato. Agora se ele vai mesmo ser candidato. Isso só o tempo dirá. Mas o certo é que se sua decisão for positiva estará com a cama arrumadinha para deitar e rolar.... Vai dar trabalho a PH e seus aliados, com toda a certeza.... Mas como política muda mais do que a direção do vento.... o certo é esperar.... enquanto isso, os jornalistas continuam com suas pautas garantidas......

    ResponderExcluir