quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Dá para acreditar no Lula?

O presidente Lula (PT) fez uma visita relâmpago a Vitória nesta terça-feira, onde participou do 27º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, quando aproveitou para fazer várias promessas. Mas será que dá para acreditar nele?

Lembrando que no domingo, ao jantar com o governador Paulo Hartung (PMDB) e outros governadores, o presidente garantiu que não enviaria o projeto com o marco regulatório do pré-sal em regime de urgência para ao Congresso Nacional. No outro dia de manhã, a história era outra.

Mesmo assim, Hartung, em um discurso afinado com Lula, agradeceu ao presidente pela decisão de não se alterar a distribuição dos royalties. "Não sou eu, senhor Presidente, que está agradecendo, são os capixabas", disse Hartung.

Lula, com suas tiradas, disse que sua função "é como um papel de uma mãe", que tem que tratar todos os estados "com muito carinho" e "não deixar faltar nada". E arrematou: "Jamais ia cobrir um filho para descobrir outro."

Mas será que dá para acreditar nisso? Basta lembrarmos que nem mesmo 1% das emendas parlamentares da bancada federal capixaba referente a 2008 foi liberado pelo governo federal. Talvez por isso ela tenha boicotado a visita de Lula ao Estado. Apenas três deputados, de 10, e um senador, de três, participaram.

Outra promessa - acho que a mais inacreditável - é que as obras do Aeroporto de Vitória serão retomadas. "Eu acho que o Espírito Santo merece um aeroporto maior. Segundo o ministro Nelson Jobim (Defesa), nós teremos a retomada das obras no começo do ano que vem", destacou Lula. Ainda bem que ele disse que "acha."

Sobre a tramitação do marco regulatório no Congresso, ao ser indagado pela imprensa na saída do evento, ele foi categórico. "Agora, a bola é do Congresso Nacional. Quem sou eu, um humilde presidente, para ter interferência no debate. A urgência é para facilitar", afirmou.

É presidente, gostaríamos que o senhor pensasse assim antes de interferir em favor do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), para tentar livrá-lo de todos os escândalos de corrupção que ele levou para aquela Casa.

  • Escapando. Após o término do lançamento do marco regulatório do pré-sal em Brasília, na última segunda-feira, a imprensa nacional foi para cima dos governadores José Serra (SP), Sérgio Cabral (RJ) e Paulo Hartung. O trio ficou imprensado na frente do palco. Aí entrou em cena o assessor de imprensa do governador, Daniel Simões, que apareceu com uma escada de fotográfo. Hartung subiu no palco, e de lá se foi.
  • Estratégia. Hartung reúne a bancada federal nesta sexta-feira, em Vitória, as 8 horas, para definir as estratégias capixabas na tramitação do marco regulatório no Congresso.
  • Debate. Começa nexta quarta e vai até sexta-feira, no Centro de Convenções de Vitória, o VIII Fórum Brasileiro sobre a Reforma do Estado.O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, fala hoje sobre as iniciativas do governo federal para a transformação da gestão pública.
  • Clima. Os pré-candidatos ao governo do Estado em 2010, o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) e o senador Renato Casagrande (PSB), tem demonstrado total sintonia quando se encontram em público, como ocorreu em Brasília (foto), na última segunda-feira. Mas nos bastidores, o clima é bem diferente.

2 comentários:

  1. Oi Fernando,

    Parabéns pela iniciativa. Sempre achei que faltava um blog político no ES e penso que vc vem ocupar essa lacula com competência.
    Vou acompanhar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog Fernando!! Abraço

    Gandini

    ResponderExcluir